Ciências da
Comunicação

Mestrado

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) • Decisão: Acreditado • N.º de anos de acreditação: 6 • Data de publicação da decisão: 21/05/2020 • Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2025 • Deliberação da A3ES: ACEF/1819/0221422 • Relatório de autoavaliação: RAA-ACEF/1819/0221422

O 2.º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação distribui-se por dois ramos, cada um deles com um enfoque particular em distintos domínios do saber, devidamente estruturados de acordo com um enquadramento teórico-prático que contempla o Jornalismo e as Relações Públicas, Publicidade e Marketing.

Os objetivos deste ciclo de estudos podem ser descritos segundo três eixos:

  1. Dotar os estudantes de um conjunto de competências teóricas, científicas, e de natureza prática que lhes permitam ganhar o gosto pela descoberta. Uma exigência que os desafios da Comunicação implicam, seja por causa da reconfiguração dos modelos discursivos do jornalismo, seja devido à alteração e constante aperfeiçoamento dos paradigmas e suportes tecnológicos, seja ainda por causa das novas associações entre (investimento na) publicidade e (produção de) valor.
  2. Criar um suporte intelectual e argumentativo, com substância científica, que permita ao estudante ser capaz de lidar ética e profissionalmente com a diversidade e abundância de fluxos informativos que fixam as diversas agendas das sociedades contemporâneas.
  3. Proporcionar aos estudantes instrumentos, ferramentas e técnicas que lhes permitam ser competitivos em diferentes desempenhos profissionais na área da Comunicação.O 2º Ciclo de estudos em Ciências da Comunicação abre ou reforça possibilidades de trabalho nas seguintes áreas:
  • Jornalismo (redação e edição)
  • Assessoria de imprensa, de comunicação e assessoria política
  • Criação publicitária
  • Gestão de projetos
  • Produção de conteúdos mediáticos

Resultado do processo de
acreditação pela Agência de
Avaliação e Acreditação do
Ensino Superior (A3ES)
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da
decisão: 21/05/2020
Prazo de vigência da
acreditação: 31/07/2025
Deliberação da A3ES:
ACEF/1819/0221422
Relatório de autoavaliação:
RAA-ACEF/1819/0221422

Plano Curricular

Área de especialização: Jornalismo

Unidade Curricular ECTS
Jornalismo especializado I: jornalismo cultural e científico comparado 9
Laboratório de jornalismo I: diários de referência 10
Metodologia do trabalho científico 4
Psicossociologia da comunicação 3
Teoria e história do jornalismo 4
Unidade Curricular ECTS
Gestão da informação e comunicação estratégica 4
Jornalismo especializado II: jornalismo político e económico comparado 7
Jornalismo especializado III: jornalismo investigativo comparado 6
Laboratório de jornalismo II: semanários e magazines de referência 7
Laboratório de jornalismo III: comentarismo nacional e internacional 6
Unidade Curricular ECTS
Dissertação 60

Área de especialização: Relações Públicas, Publicidade e Marketing

Unidade Curricular ECTS
Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor 6
Evolução da comunicação publicitária 6
Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade 11
Metodologia do trabalho científico 4
Psicossociologia da comunicação 3
Unidade Curricular ECTS
Agência de comunicação integrada 6
Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia 6
Design, criatividade, inovação e empreendedorismo 8
Gestão da informação e comunicação estratégica 4
Identidade corporativa: comunicação institucional 6
Unidade Curricular ECTS
Dissertação 60

Grau académico: Mestrado
Área Científica: Informação e Jornalismo • Marketing e Publicidade
Coordenação: Prof.ª Doutora Sandra Tuna •  Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso
Número máximo de admissões: 15

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