Ciências da Educação:
Educação Inclusiva

Mestrado

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) • Decisão: Acreditado • N.º de anos de acreditação: 3 • Data de publicação da decisão: 12/10/2023 • Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2027 • Deliberação da A3ES: ACEF20210902037 • Relatório de autoavaliação: RAA – ACEF20210902037

O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.

O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.

Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:

  • A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
  • A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.

Estes objetivos concretizam-se em duas vertentes: Profissional e Académica.

Resultado do processo de
acreditação pela Agência de
Avaliação e Acreditação do
Ensino Superior (A3ES)
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 3
Data de publicação da
decisão: 12/10/2023
Prazo de vigência da
acreditação: 31/07/2027
Deliberação da A3ES:
ACEF20210902037
Relatório de autoavaliação:
RAA – ACEF20210902037

Plano Curricular

Área de especialização: Domínio cognitivo e motor

Unidade Curricular ECTS
Psicologia da aprendizagem e dimensão social 6
Políticas, práticas e modelos de educação inclusiva 6
Parentalidade e Inclusão 4
Opção I (escolher 1):
Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos4
Mediação e resolução de conflitos4
Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo4
Multideficiência e surdo-cegueira4
Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas4
Metodologia da investigação científica I 6
As TIC aplicadas à educação inclusiva 4
Unidade Curricular ECTS
Teorias psicossociais e reabilitativas 4
Perturbações específicas da aprendizagem 6
Opção II (escolher 1):
Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos4
Mediação e resolução de conflitos4
Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo4
Multideficiência e surdo-cegueira4
Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas4
Metodologia da investigação científica II 6
Educação inclusiva: avaliação, programação e intervenção 6
Comportamento adaptativo e atividade motora adaptada 4
Unidade Curricular ECTS
Dissertação 60

Área de especialização: Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Unidade Curricular ECTS
Metodologia da investigação científica I6
As TIC aplicadas à educação inclusiva4
Psicologia da aprendizagem e dimensão social6
Políticas, práticas e modelos de educação inclusiva6
Parentalidade e Inclusão4
Opção I (escolher 1):
Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos4
Mediação e resolução de conflitos4
Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo4
Multideficiência e surdo-cegueira4
Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas4
Unidade Curricular ECTS
Perspetivas legais e sociais de crianças em risco6
Modelos e práticas de intervenção precoce8
Metodologia da investigação científica II6
Desenvolvimento típico e atípico em crianças dos 0 aos 6 anos6
Opção II (escolher 1):
Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos4
Mediação e resolução de conflitos4
Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo4
Multideficiência e surdo-cegueira4
Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas4
Unidade Curricular ECTS
Dissertação60

Grau académico: Mestrado
Área Científica: Ciências da Educação
Coordenação: Prof.ª Doutora Fátima Coelho  • Prof.ª Doutora Luísa Saavedra
Número máximo de admissões: 40

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