A Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais é um curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, estruturado em 6 semestres letivos e a atribuição de 180 ECTS.
Este curso encontra-se dividido em duas áreas científicas interrelacionadas que se concentram no estudo das estruturas, processos e dinâmicas políticas em diferentes níveis, do nacional ao internacional.
A Ciência Política é o estudo da teoria e prática do governo, da política e do comportamento político; investiga questões como a distribuição de poder e recursos, os processos de tomada de decisão, as instituições políticas, os sistemas políticos e as suas ideologias; os subcampos da Ciência Política incluem teoria política, política comparada, política pública, políticas de identidade, entre outros. Os cientistas políticos procuram entender e analisar como as instituições políticas funcionam, como as políticas são formuladas e implementadas, e como os cidadãos interagem com o governo e entre si no contexto político.
As Relações Internacionais são o estudo das relações entre estados soberanos e atores não estatais em nível global; os temas centrais das Relações Internacionais incluem a guerra e a paz, a cooperação e o conflito, a segurança internacional, a globalização, a diplomacia, o direito internacional e as organizações internacionais; os estudiosos de RI analisam as interações entre os Estados, Organizações Internacionais, Organizações Não Governamentais, grupos terroristas e outras entidades no cenário global; frequentemente abordam questões transnacionais como mudanças climáticas, direitos humanos, migração, comércio internacional e desenvolvimento global.
A Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais tem como objetivo fornecer competências multidisciplinares em áreas que habilitem ao exercício de variadas atividades profissionais nos domínios político e internacional.