O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, está estruturado em 10 semestres/300 ECTS, sendo que o último semestre consiste num estágio profissionalizante.
O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas tem como principal objetivo formar profissionais de saúde devidamente habilitados a desempenhar, com total competência e responsabilidade, a profissão de Farmacêutico de acordo com todas as atividades descritas no estatuto que regulamenta a Ordem dos Farmacêuticos. Tais atividades incluem a Farmácia Comunitária, a Farmácia Hospitalar, a Indústria Farmacêutica, a Distribuição Grossista e as Análises Clínicas. Proporciona também várias saídas no ramo da Investigação e Desenvolvimento, em áreas tão díspares como a Genética, a Microbologia, a Química, a Tecnologia Farmacêutica, a Imunologia e a Farmacologia.
O plano curricular está de acordo com o descrito na Diretiva Europeia Regulamentadora do Ensino Farmacêutico, condição obrigatória para a inscrição na Ordem dos Farmacêuticos e obtenção da carteira profissional de Farmacêutico.