O Fisioterapeuta é um profissional de saúde com autonomia profissional, nos termos da lei. A sua abordagem profissional é ajustada ao contexto em que está inserido e tem por base a melhor evidência científica disponível, a experiência clínica e os valores e preferências dos utentes.
A sua intervenção tem por objetivo a promoção da saúde e bem-estar, a prevenção da doença e a maximização da capacidade funcional e da qualidade de vida ao longo de todo o ciclo vital. Assenta no raciocínio clínico, no movimento, no exercício clínico, em técnicas manuais, nos agentes físicos e naturais, na educação, entre outros.
A atuação do Fisioterapeuta exige interação com utentes/clientes, outros profissionais de saúde, família e cuidadores, num processo sequencial que envolve o exame e a avaliação, o diagnóstico e o prognóstico em fisioterapia, o planeamento e implementação de um plano de intervenção, a avaliação de efetividade e a reformulação ou conclusão.
O Fisioterapeuta produz conhecimento para fundamentação da sua prática clínica, definindo modelos de atuação inovadores, baseados nas recomendações e políticas de saúde vigentes, sujeitos a processos de melhoria contínua, garantindo a prestação de serviços de qualidade.