O Mestrado Integrado em Medicina Dentária na UFP, regulado pela Diretiva nº 2013/55/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de novembro de 2013, está estruturado em 10 semestres/300 ECTS com frequência presencial e a tempo integral para a obtenção do Diploma de Mestre em Medicina Dentária. O ensino/aprendizagem desenvolve-se em dois ciclos (básico e clínico) integrados e é dirigido para a formação do futuro Médico Dentista.
O curso capacita o aluno a desenvolver competências diversas, científicas, técnicas e relacionais nos âmbitos académicos e da futura atividade profissional, com autonomia, competência e independência, na atuação das dimensões éticas e humanas para o tratamento das patologias dos dentes, boca e estruturas orais anexas.
A formação dos Mestres em Medicina Dentária é concretizada por um corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional, e que tem colocado a UFP em lugares de destaque no contexto da avaliação das universidades portuguesas. Além de formar profissionais de fácil inserção no mercado de trabalho nacional, europeu e internacional, o curso de Medicina Dentária ministrado na UFP tem permitido aos alunos a participação em lugares de destaque também no âmbito de universidades portuguesas e estrangeiras e outras áreas de competência setorial.
O Hospital-Escola Fernando Pessoa, equipado com a mais sofisticada tecnologia, representa uma mais-valia ímpar no complemento da formação profissional dos alunos, não só potenciando uma experiência clínica quantitativa e qualitativa sem paralelo, mas também abrindo perspetivas de formação pós-graduada em condições que nenhuma outra escola tem ao seu alcance.