Nos ramos de especialização em Computação Móvel e Sistemas de Informação e Multimédia do 2º ciclo de estudos em Engenharia Informática pretende-se proporcionar uma formação especializada, quer de cariz profissional quer de natureza académica, aprofundando os conhecimentos obtidos no 1º ciclo e introduzindo novas matérias correspondentes a conhecimentos especializados avançados, de forma a permitir:
Os Mestres em Engenharia Informática – Computação Móvel ou Engenharia Informática – Sistemas de Informação e Multimédia pela UFP possuem competências avançadas e específicas que lhes permitem exercer as seguintes funções profissionais:
Nos ramos de especialização em Computação Móvel e Sistemas de Informação e Multimédia do 2º ciclo de estudos em Engenharia Informática pretende-se proporcionar uma formação especializada, quer de cariz profissional quer de natureza académica, aprofundando os conhecimentos obtidos no 1º ciclo e introduzindo novas matérias correspondentes a conhecimentos especializados avançados, de forma a permitir:
Os Mestres em Engenharia Informática – Computação Móvel ou Engenharia Informática – Sistemas de Informação e Multimédia pela UFP possuem competências avançadas e específicas que lhes permitem exercer as seguintes funções profissionais:
O programa da especialização do Mestrado em Informática Médica aprofunda os conhecimentos em áreas fundamentais da Informática e permite a sua aplicação à área da Saúde. A importância da área da Saúde, quer seja medida em termos humanos, sociais, económicos ou tecnológicos requer profissionais altamente qualificados e conhecedores da informática para evitar cometer erros que possam resultar em graves quebras de privacidade, deterioração do serviço prestado, a todos os níveis, e custos inaceitáveis. Por outro lado esse profissional deve ter um conhecimento adequado, e de causa, do setor onde vai exercer a sua atividade e é essa componente que este curso apresenta. Esta especialização é apoiada pela infraestrutura de IT do Hospital-Escola da UFP (HE-UFP) que proporciona um contexto prático/real para a aplicação das competências adquiridas.