
Medicina
Mestrado integrado
UFP • ESTUDAR E INVESTIGAR • LICENCIATURAS E MESTRADO INTEGRADO
PROVAS DE INGRESSO
Regime Geral: Biologia
e Geologia, Física e
Química e Matemática A
Pré-requisitos: Grupo A (PDF)
VAGAS
Regime Geral: 30
Titular de outro curso superior: 3
Estudante Internacional: 4
Mudança Par Instituição/Curso: 3
LECIONAÇÃO
– Língua Inglesa
(nível de referência C1)
– Língua Portuguesa*
O curso de Medicina da UFP é um Mestrado Integrado com a duração de seis anos (12 semestres). Os três primeiros anos (6 primeiros semestres/ 180 ECTS) conferem o grau de Licenciado em Ciências Básicas da Saúde e os 6 últimos (180 ECTS) o grau de Mestre em Medicina.
Estas informações não dispensam a consulta do Regulamento de Acesso nos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado em vigor (PDF).
SOBRE O CURSO
01.
Ciclo de estudos inovador que incorpora as mais avançadas metodologias de formação médica, nomeadamente o desenvolvimento curricular em espiral com profundos alicerces científicos. Aprendizagem com base em casos clínicos, problemas e evidência científica, o que o torna desafiante e integrador, enfatizando o trabalho em equipa, as distintas especificidades da profissão médica e promovendo o pensamento crítico.
02.
Plano de estudos que compreende todos os sistemas orgânicos, uma visão global do ciclo de vida em saúde e doença, do diagnóstico, do cuidado personalizado e de novas terapêuticas. A epidemiologia, a bioestatística e o método científico permitem conhecer a saúde das populações, os determinantes da saúde, modelos e organização dos sistemas de prestação de cuidados de saúde, competências clínicas, ética, valores da profissão e a resposta a perguntas científicas.
03.
Integra os conhecimentos das ciências básicas com as ciências clínicas. A imersão do estudante no ambiente médico, desde o início do curso, promove capacidades técnicas nas diversas áreas de ação médica, permitindo que desenvolva competências de liderança na atividade clínica e investigação aplicada à medicina.
Porquê escolher Medicina?
Ambiente ímpar para a educação e formação médica
01.
Única instituição de ensino superior privado nacional com um Hospital-Escola próprio que permite aos estudantes a imersão num ambiente clínico real desde o primeiro dia da sua formação.
02.
Abordagem aprofundada sobre os avanços científicos nas diversas áreas da saúde, suas metodologias, incluindo a biologia e patologia moleculares, a engenharia biomédica e a tecnologia digital aplicadas à prevenção, ao diagnóstico e ao desenvolvimento de novas terapias e de dispositivos médicos.
03.
Corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com reconhecimento nacional e internacional, e com expressiva atividade clínica e de investigação.
04.
Formação clínica com foco na comunidade, em contacto com as reais necessidades das populações, valorizando a saúde pública e a medicina social.
O sucesso educativo alcança-se através do trabalho em equipa!
CORPO DOCENTE
Corpo académico qualificado e treinado nas mais modernas competências pedagógicas para um ensino-aprendizagem integrado, centrado no estudante, participativo e baseado em problemas (PBL), casos clínicos (CBL) e promovendo atividades profissionais confiáveis (APC).
EQUIPA DE ACOLHIMENTO
A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP e do Hospital Escola, tem como objetivo facilitar a integração dos novos estudantes.
EQUIPA DE APOIO
Durante o processo de candidatura, pode contar com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais da UFP.
PLANO DE ESTUDOS
Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Decisão: Acreditado com condições
N.º de anos de acreditação: 1
Data de publicação da decisão: 17/01/2023
Prazo para cumprimento das seis condições de acreditação: 31/07/2023
Deliberação da A3ES: NCE/21/2100268
Decisão do CA: Ver
Mestrado Integrado • 12 Semestres • 360 ECTS*
Conforme Aviso n.º 5557/2023, de 15 de março
Área científica predominante: Medicina
* É atribuído o grau de Licenciado em Ciências Básicas de Saúde aos alunos que concluam os primeiros 180 Créditos ECTS.
1º ANO
Coordenador da unidade curricular:
Daniela Maria Martins Mendes
Professora Associada
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer os fundamentos científicos da medicina e a realidade atual da medicina do futuro;
• Analisar a dimensão social da medicina e conhecer o funcionamento dos sistemas de saúde;
• Conhecer os conceitos básicos de bioestatística e sua aplicação às ciências médicas;
• Compreender a teoria das probabilidades e o papel na inferência estatística e nas decisões clínicas;
• Entender e interpretar corretamente dados e resultados estatísticos na literatura médica;
• Conhecer os princípios básicos da epidemiologia e sua aplicação nas ciências médicas;
• Refletir sobre as fronteiras científicas e bioéticas da medicina;
• Gramática, psicossociologia e ética da comunicação na relação médico-paciente;
• Conhecer e cumprir os princípios éticos, as responsabilidades legais e garantir a confidencialidade.
Coordenador da unidade curricular:
Maria Gil Ribeiro
Professora Associada
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Compreender a estrutura e funcionamento celular a partir de relações estrutura-função e da rede de interações moleculares;
• Conhecer as bases moleculares da comunicação intracelular e sinalização intercelular;
• Conhecer as fases do ciclo celular e seus efeitos no organismo;
• Reconhecer a importância da diferenciação, proliferação e morte celular no funcionamento orgânico;
• Identificar e caracterizar diferentes tipos de tecidos do corpo humano;
• Compreender mecanismos moleculares e celulares da função normal do organismo;
• Conhecer propriedades das biomoléculas e implicações no funcionamento do corpo humano;
• Conhecer princípios da atividade enzimática e sua regulação;
• Conhecer as principais vias do metabolismo energético e anabolismo;
• Adquirir competências técnicas laboratoriais das ciências básicas;
• Adquirir de forma integrada conhecimentos e competências para reconhecer, diagnosticar e orientar um dano corporal físico;
• Demonstrar capacidades de auto-estudo e investigação translacional.
Coordenador da unidade curricular:
João Moreira Pinto
Professor Associado ou equivalente
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer os sistemas biofuncionais do corpo humano, nomeadamente, o cardiovascular, o respiratório, o nervoso e orgãos dos sentidos, e o endócrino e metabólico;
• Compreender os processos embriológicos, organogénicos, de crescimento, maturação e envelhecimento dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso e orgãos dos sentidos, e endócrino e metabólico;
• Aprender a morfologia e estrutura dos tecidos e órgãos destes sistemas, usando métodos macroscópicos e microscópicos e técnicas de imagem e de representação virtual e gráfica;
• Compreender a fisiologia destes sistemas biofuncionais de forma integrada;
• Relacionar a patologia destes sistemas com a semiologia, os meios complementares de diagnóstico e as opções terapêuticas;
• Executar técnicas, procedimentos e avaliações relevantes para a formação médica relacionada com estes sistemas;
• Integrar conhecimentos teóricos e práticos das ciências básicas com a metodologia da aprendizagem clínica;
• Demonstrar capacidade de formação contínua.
Coordenador da unidade curricular:
Lúcio José de Lara Santos
Professor Catedrático
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer a cadeia de sobrevivência que interliga os diferentes elos vitais para o sucesso da reanimação;
• Saber acionar a Cadeia de Sobrevivência e executar os seus diferentes passos;
• Realizar suporte básico de vida;
• Efetuar desfibrilhação automática externa;
• Conhecer a abordagem primária a uma pessoa com trauma grave;
• Conhecer técnicas de mobilização e imobilização;
• Identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas que visam a estabilização de uma vítima de acidente ou doença súbita até à chegada de meios de socorro mais diferenciados;
• Conhecer e acompanhar as diferentes vertentes da prestação de cuidados no serviço de urgência;
• Conhecer os princípios e passos da técnica asséptica;
• Executar corretamente a técnica asséptica;
• Desenvolver raciocínio clínico e integrar conhecimentos de temas abordados nas outras unidades curriculares.
Escolher uma das Unidades opcionais ( 1º CICLO) na tabela em baixo.
2º ANO
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Adquirir conhecimentos básicos de farmacologia;
• Conhecer os principais grupos de fármacos usados na prática clínica em diferentes patologias, e seu mecanismo de ação, farmacocinética, efeitos adversos, interações medicamentosas e especificidades em populações especiais;
• Conhecer os principais desafios em saúde global e a sua relação com os determinantes socioeconómicos e ambientais, o acesso aos cuidados de saúde e as abordagens de políticas públicas;
• Compreender o papel dos atores da saúde global na resposta às necessidades de saúde globais históricas e emergentes;
• Identificar a saúde materno-infantil como um desafio em saúde global e compreender a importância da vigilância da grávida, da criança e do adolescente nos Cuidados de Saúde Primários;
• Reconhecer estratégias preventivas adequadas a problemas de saúde pública;
• Integrar conhecimentos teóricos e práticos da farmacologia e terapêutica, medicina global e preventiva, e saúde materno-infantil com a metodologia da aprendizagem clínica.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Reconhecer a importância da Genética na Medicina;
• Compreender a aplicação da bioinformática no conhecimento do genoma humano;
• Conhecer a estrutura e função do DNA e de tipos de RNA;
• Descrever os mecanismos de hereditariedade, alterações genéticas e regulação genética (clássicos e epigenéticos) e suas implicações na doença;
• Conhecer métodos de estudo dos genes e sua aplicação;
• Adquirir conhecimentos fundamentais em Microbiologia;
• Conhecer os grupos de antimicrobianos e mecanismos de ação e resistência;
• Reconhecer as manifestações clínicas, patogénese, epidemiologia e etiologia das principais infeções que atingem diferentes locais anatómicos, bem como intervir no seu diagnóstico, prevenção e tratamento;
• Compreender os mecanismos da doença e integrá-los na patologia de sistemas;
• Aplicar a patologia à medicina diagnóstica;
• Compreender as mudanças morfofisiológicas e patologias das diferentes fases do ciclo da vida;
• Demonstrar capacidades de auto-estudo e de investigação translacional.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer os sistemas biofuncionais do corpo humano, nomeadamente, o digestivo, o genito-urinário, o músculo-esquelético, cabeça, pescoço e pele, e o hematológico e imunológico;
• Compreender os processos embriológicos, organogénicos, de crescimento, maturação e envelhecimento destes sistemas;
• Aprender a morfologia e estrutura dos tecidos e órgãos destes sistemas, usando métodos macroscópicos e microscópicos e técnicas de imagem e representação virtual e gráfica;
• Compreender e aplicar conceitos da biomecânica ao funcionamento do sistema músculo-esquelético;
• Compreender a fisiologia destes sistemas de forma integrada;
• Relacionar a patologia destes sistemas com a semiologia, meios complementares de diagnóstico e opções terapêuticas;
• Executar técnicas, procedimentos e avaliações relevantes para a formação médica relacionada com estes sistemas;
• Integrar conhecimentos teóricos e práticos das ciências básicas com a metodologia da aprendizagem clínica;
• Demonstrar capacidade de formação contínua.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Aquisição de conhecimentos base de Semiologia;
• Colheita e organização de história clínica e conhecer a importância na decisão clínica;
• Executar procedimentos semióticos dos sistemas em diferentes fases da vida em contexto normal e patológico;
• Conhecer os principais métodos imagiológicos (radiografia, ultrassonografia, tomografia computorizada, ressonância magnética, cintilografia e PET), recursos técnicos e princípios físicos;
• Reconhecer nos métodos de imagem a anatomia seccional normal e variantes anatómicas mais comuns;
• Identificar o aspeto imagiológico de condições patológicas frequentes;
• Integrar a informação da imagem com os dados clínicos e anatomopatológicos;
• Aplicar linguagem técnica e clínica na avaliação imagiológica;
• Conhecer variáveis associadas ao padrão de qualidade nos vários exames imagiológicos;
• Conhecer princípios de proteção radiológica;
• Iniciação à obtenção de janelas ecográficas;
• Conhecer diversos cenários assistenciais e elementos das equipas.
Escolher uma das Unidades opcionais ( 1º CICLO) na tabela em baixo.
3º ANO
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Adquirir conhecimentos básicos de farmacologia;
• Conhecer os principais grupos de fármacos usados na prática clínica em diferentes patologias, e seu mecanismo de ação, farmacocinética, efeitos adversos, interações medicamentosas e especificidades em populações especiais;
• Conhecer os principais desafios em saúde global e a sua relação com os determinantes socioeconómicos e ambientais, o acesso aos cuidados de saúde e as abordagens de políticas públicas;
• Compreender o papel dos atores da saúde global na resposta às necessidades de saúde globais históricas e emergentes;
• Identificar a saúde materno-infantil como um desafio em saúde global e compreender a importância da vigilância da grávida, da criança e do adolescente nos Cuidados de Saúde Primários;
• Reconhecer estratégias preventivas adequadas a problemas de saúde pública;
• Integrar conhecimentos teóricos e práticos da farmacologia e terapêutica, medicina global e preventiva, e saúde materno-infantil com a metodologia da aprendizagem clínica.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Reconhecer a importância da Genética na Medicina;
• Compreender a aplicação da bioinformática no conhecimento do genoma humano;
• Conhecer a estrutura e função do DNA e de tipos de RNA;
• Descrever os mecanismos de hereditariedade, alterações genéticas e regulação genética (clássicos e epigenéticos) e suas implicações na doença;
• Conhecer métodos de estudo dos genes e sua aplicação;
• Adquirir conhecimentos fundamentais em Microbiologia;
• Conhecer os grupos de antimicrobianos e mecanismos de ação e resistência;
• Reconhecer as manifestações clínicas, patogénese, epidemiologia e etiologia das principais infeções que atingem diferentes locais anatómicos, bem como intervir no seu diagnóstico, prevenção e tratamento;
• Compreender os mecanismos da doença e integrá-los na patologia de sistemas;
• Aplicar a patologia à medicina diagnóstica;
• Compreender as mudanças morfofisiológicas e patologias das diferentes fases do ciclo da vida;
• Demonstrar capacidades de auto-estudo e de investigação translacional.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Aquisição de conhecimentos base de Semiologia;
• Colheita e organização de história clínica e conhecer a importância na decisão clínica;
• Executar procedimentos semióticos dos sistemas em diferentes fases da vida em contexto normal e patológico;
• Conhecer os principais métodos imagiológicos (radiografia, ultrassonografia, tomografia computorizada, ressonância magnética, cintilografia e PET), recursos técnicos e princípios físicos;
• Reconhecer nos métodos de imagem a anatomia seccional normal e variantes anatómicas mais comuns;
• Identificar o aspeto imagiológico de condições patológicas frequentes;
• Integrar a informação da imagem com os dados clínicos e anatomopatológicos;
• Aplicar linguagem técnica e clínica na avaliação imagiológica;
• Conhecer variáveis associadas ao padrão de qualidade nos vários exames imagiológicos;
• Conhecer princípios de proteção radiológica;
• Iniciação à obtenção de janelas ecográficas;
• Conhecer diversos cenários assistenciais e elementos das equipas.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer os fundamentos biológicos, psicológicos e sociais da personalidade e da conduta;
• Reconhecer, diagnosticar e orientar a abordagem dos transtornos psiquiátricos; a psicoterapia;
• Conhecer os principais grupos de fármacos, doseamento, vias de administração e farmacocinética. Interações e efeitos adversos;
• Compreender os processos de prescrição e farmacovigilância;
• Conhecer a farmacologia dos diferentes sistemas biofuncionais;
• Mostrar capacidade para refletir criticamente sobre a atividade profissional;
• Comunicar conhecimentos, metodologias, ideias, problemas e soluções de forma clara e precisa a todo o tipo de públicos, especializados ou não.
Escolher uma das Unidades opcionais ( 1º CICLO) na tabela em baixo.
(A) UNIDADES OPCIONAIS (1º CICLO)
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º, 2º e 3º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
A presente unidade curricular pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos na área do ambiente, fazendo a ponte com os principais problemas ambientais da atualidade, e com relação directa na saúde pública. O estudante deverá compreender, nomeadamente, o impacto ambiental e efeitos na saúde humana das principais classes de poluentes (e.g. fármacos, microplásticos e outros) e das alterações climáticas (e.g. doenças de veiculação hídrica transmitidas por insectos, vectores e outras). Simultanemente o aluno deverá reconhecer a importância crescente da ecotoxicologia na abordagem a estes tópicos (e.g. biomonitorização, bioensaios, biomarcadores e outros). O aluno deverá ser capaz de aplicar os conhecimentos obtidos e as competências adquiridas nesta unidade curricular na sua atividade profissional, enquanto profissional de saúde, numa perspetiva de prevenção da doença.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Compreender a natureza do comportamento humano;
• Usar teorias psicológicas para explicar o comportamento saudável;
• Explicar aspetos do desenvolvimento humano, do ciclo vital, e das dinâmicas relacionais e familiares, e como afetam o comportamento individual;
• Discutir como a identidade, motivação e personalidade moldam o comportamento;
• Descrever a influência da cognição e das emoções no comportamento;
• Demonstrar como a doença impacta o ajustamento psicológico;
• Aplicar modelos comportamentais na promoção do funcionamento ótimo de indivíduos, famílias e comunidade;
• Compreender a importância da análise comportamental e das mudanças comportamentais na prática médica;
• Exemplificar como a abordagem biopsicossocial pode ser aplicada na compreensão da saúde e de comportamentos saudáveis;
• Desenvolver competências de processo profissional, incluindo relação terapêutica, comunicação eficaz e valores éticos, a aplicar em diversos contextos de saúde.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Refletir acerca da importância da comunicação interpessoal e identificar todas as formas de comunicação existentes para além da fala;
• Dominar conhecimentos básicos acerca da comunicação gestual e gráfica;
• Identificar candidatos a programas de CAA e justificar a pertinência da sua aplicação;
• Adaptar o estilo comunicativo de acordo com as necessidades do utente na prestação de cuidados de saúde;
• Perceber a necessidade de atender às características culturais e ambientais para melhor adequação do processo de comunicação;
• Justificar a importância do uso de produtos de apoio para a comunicação;
• Reconhecer a importância de um trabalho em equipa (com a família) no âmbito da CAA, com conhecimento do papel dos vários intervenientes.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º, 2º e 3º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Adquirir conhecimentos e competências práticas sobre o exercício físico e o seu impacto na saúde;
• Entender os benefícios e riscos inerentes ao exercício físico;
• Reconhecer as diferentes componentes do exercício físico;
• Identificar os diferentes tipos de exercício físico para as diferentes populações, com e sem patologias associadas.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Pretende-se que o estudante domine as técnicas de investigação e de produção com vista à correta execução do trabalho científico e desenvolva competências estruturantes de natureza teórico-prática que lhe permitam conhecer e aplicar estruturas discursivas utilizáveis na sua área de formação. Para dotar os alunos das competências específicas a desenvolver no âmbito desta unidade curricular, existe uma correspondência direta entre os conteúdos de cada conteúdo programático lecionado e as competências específicas a desenvolver.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer a evolução histórica da medicina: da antropologia da medicina elemental à medicina dos biossensores; da semiologia médica da palpação à medicina de precisão; a relação médico-paciente: da medicina natural à farmacêutica;
• Conhecer os fundamentos científicos da medicina e a realidade atual da medicina do futuro;
• Conhecer a evolução da organização dos serviços de saúde e sua gestão, política, económica e técnica.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Compreensão de textos teóricos sobre a forma como as tecnologias em rede transformam os processos humanos de conhecimento, contextualizando criticamente as interfaces digitais, o software e as formas de comunicação em rede. Capacidade de compreensão de problemas em contextos multidisciplinares, integrando conhecimentos. Comunicar resultados da investigação.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer a tipologia de estudos científicos: qualitativos, quantitativos, quasi-experimental, randomizado;
• Aprender a desenhar um estudo científico: propósito do estudo, recursos e métodos, caracterização da amostra (dimensão, sexo, idades, sociodemográfica, etc.), análise estatística e significância, resultados, discussão e conclusões;
• Analisar artigos científicos a partir de leitura crítica e ensaiar uma réplica;
• Adquirir competências para fazer leituras e apresentações orais, para argumentar e para escrever com clareza, com concisão, sem redundância e com precisão conceptual;
• Conhecer os princípios da ética em ciência.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Compreender a relevância social e clínica da Dor nos seus diversos componentes. Sistematizar conceitos fisiológicos básicos. Conhecer as particularidades da dor aguda e da dor crónica, valorizando populações específicas em função da faixa etária e do tipo de patologia. Rever as técnicas farmacológicas e não farmacológicas mais frequentemente utilizadas no tratamento da dor.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
A abordagem geral da Reanimação e situações de Risco de Vida constitui uma responsabilidade médica, universal a todos os profissionais, ainda que com grau de diferenciação consoante a área de especialização. Contudo, é pressuposto básico do ensino médico a preparação do futuro clínico em matérias nucleares e fundamentais para a gestão das situações que colocam em risco a vida. Assim, a abordagem da emergência médica e traumática bem como, a organização e o funcionamento do sistema de socorro nacional fazem parte do conhecimento médico essencial. Saber integrar estes cuidados numa situação de catástrofe é um dos objetivos desta UC.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Sabendo-se que “os estudos humanísticos são as hormonas que catalisam o pensamento e humanizam a prática médica” (William Osler), propõe-se:
• Compreender como os fatores sociais, psicológicos e particularmente culturais afetam a saúde;
• Evidenciar o papel da cultura em geral e das artes em particular na formação e desempenho dos médicos;
• Perspetivar o papel das artes na humanização da prática médica;
• Refletir no ser humano enquanto produto do que sente, pensa e produz;
• Verificar que as manifestações da experiência pessoal influenciam incisivamente o resultado da atividade médica;
• Reconhecer a existência de médicos que fazem da arte a sua própria terapia.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º, 2º e 3º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Identificar e definir a terminologia básica da neurociência cognitiva;
• Aferir as origens teóricas da psicologia cognitiva e da neurociência e a sua relação e relevância para a medicina (e outras disciplinas);
• Demonstrar familiaridade com os principais métodos neuropsicológicos e de imagiologia usados na neurociência cognitiva, e desenvolver uma compreensão dos seus pontos fortes e fracos;
• Compreender e explicar os processos biológicos subjacentes à cognição humana, especialmente no que diz respeito à relação entre estruturas cerebrais, atividade e funções cognitivas;
• Avaliar criticamente as descobertas observadas no domínio da neurociência cognitiva.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
As novas plataformas terapêuticas visam ultrapassar barreiras biológicas mediante o uso de nanomateriais com vista à:
• Edição do genoma humano;
• Estratificação de doentes com base em biomarcadores e informação genética;
• Caracterização de barreiras específicas para atingir tecidos alvo;
• Criação de terapias celulares de matriz autóloga;
• Modulação do sistema imunitário e da resposta imunitária;
• Direccionamento ativo às células do sistema imunitário;
• Caracterização da farmacocinética alterada por estados de doença;
• Administração intracelular de fármacos;
• Modulação da administração intratumoral de fármacos quimioterapêuticos.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 1º, 2º e 3º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Descrever e aplicar conceitos no âmbito das ciências da nutrição, alimentação e dietética;
• Identificar os fatores que influenciam as escolhas alimentares;
• Indicar os nutrientes, classificações, funções, digestão, absorção, metabolismo, fontes alimentares e recomendações;
• Descrever os grupos alimentares e as suas características;
• Explicar os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada;
• Analisar informação;
• Trabalhar em equipa;
• Desenvolver espírito crítico e resolver problemas.
4º ANO
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Adquirir/desenvolver conhecimentos do léxico cirúrgico; aspetos globais da patologia cirúrgica e a sua fisiopatologia; situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e urgente; exames complementares; princípios do tratamento cirúrgico e técnicas cirúrgicas mais usuais; síndromes e complicações pós-cirúrgicas mais frequentes;
• Interpretar os achados da anamnese, exame objetivo e exames complementares de diagnóstico; avaliar/interpretar os dados obtidos para formular diagnósticos e definir o tratamento; executar procedimentos e técnicas cirúrgicas básicas; Antever o prognóstico e outros aspetos importantes para o doente e família, avaliar o risco cirúrgico e dominar os seus instrumentos de avaliação;
• Realizar os protocolos de pré-habilitação do doente cirúrgico e os protocolos em situações de emergência;
• Conhecer os recursos técnicos para o ato cirúrgico no contexto da unidade de saúde;
• Desenvolver competências clínicas no âmbito da Cirurgia e especialidades médicas relacionadas.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Reconhecer as doenças, urgências e emergências neurológicas, oftalmológicas, musculoesqueléticas e urológicas mais comuns e saber como orientá-las, incluindo quando e como referenciar para Especialista;
• Adquirir e integrar conhecimentos clínicos com conhecimentos das ciências básicas, para ser capaz de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças mais comuns;
• Desenvolver capacidades e aptidões no exame clínico (história clínica, exame físico e neurológico) e no estabelecimento de diagnósticos diferenciais;
• Ter sentido crítico sobre indicações para tratamento médico, cirúrgico e de reabilitação, e saber planear tratamentos;
• Reconhecer a importância do exercício profissional integrado em equipas de saúde na orientação destas doenças;
• Dominar técnicas simples de diagnóstico coadjuvantes da clínica e procedimentos básicos;
• Aplicar competências de comunicação clínica na relação médico-doente.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Utilizar uma sequência estruturada de avaliação do doente e sistematizar dados;
• Identificar o doente em dificuldade respiratória;
• Identificar, avaliar e tratar disfunção e falência respiratória;
• Identificar, avaliar e tratar situações de disfunção/falência circulatória;
• Saber realizar o exame neurológico. Conhecer exame neurológico normal. Conhecer e interpretar as alterações semiológicas e sua implicação clínica;
• Identificar o doente com disfunção neurológica. Conhecer a abordagem, orientação diagnóstica e terapêutica;
• Reconhecer os quadros clínicos das diferentes doenças do sistema nervoso;
• Identificar avaliar e tratar o doente com disfunção/falência hematológica. Conhecer as indicações de utilização de componentes e derivados do sangue e suas complicações;
• Identificar situações de perigo iminente (urgentes e emergentes) e conhecer orientação diagnóstica e tratamento imediato.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Adquirir e integrar conhecimentos clínicos (semiologia, fisiopatologia, propedêutica e clínica – diagnóstico, gravidade, prognóstico) com conhecimentos básicos (anatomia, fisiologia, anatomia patológica, biologia, imunologia, genética, outros) para ser capaz de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças mais comuns dos aparelhos e/ou sistemas;
• Desenvolver capacidades e aptidões no exame clínico (história clínica e exame físico) e no estabelecimento de diagnósticos diferenciais, com ênfase nos sinais e sintomas e nas abordagens clínicas das patologias mais frequentes e dos síndromes clínicos principais;
• Conhecer as possibilidades terapêuticas e saber como planear tratamentos;
• Desenvolver o raciocínio clínico e o conceito de abordagem multidisciplinar do doente;
• Adquirir conhecimentos teóricos e práticos acerca de técnicas de diagnóstico coadjuvantes da clínica;
• Aplicar competências de comunicação clínica para uma relação médico-doente otimizada.
Escolher uma das Unidades opcionais ( 2º CICLO) na tabela em baixo.
5º ANO
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
O objetivo genérico desta unidade curricular visa permitir ao estudante refletir sobre o trabalho de investigação científica que deve apresentar à apreciação de um júri, para concluir o plano de estudos e obter o grau de Mestre em Medicina. Este trabalho pode revestir o formato de um artigo científico publicável em revista, jornal científico ou open source, em qualquer caso com revisão por pares e impacto no Scopus e no Web of Science. Ou pode revestir o formato de uma dissertação de mestrado. Num formato ou no outro, o trabalho, além da originalidade da pesquisa, isto é, da inovadora pergunta de investigação e adequada busca de respostas, deve adotar uma linguagem científica que seja entendida pelos especialistas do tema escolhido mas também por um público não especializado mas culturalmente interessado. O trabalho de conclusão do mestrado deve ser apresentado em versão original em português acompanhado da tradução em inglês ou vice-versa.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Reconhecer as doenças, urgências e emergências oncológicas e dermatológicas mais comuns e saber como orientá-las, incluindo quando e como referenciar para Especialista;
• Adquirir e integrar conhecimentos clínicos com conhecimentos das ciências básicas, para ser capaz de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças mais comuns;
• Desenvolver capacidades e aptidões no exame clínico (história clínica, exame físico e neurológico) e no estabelecimento de diagnósticos diferenciais;
• Ter sentido crítico sobre indicações para tratamento médico e cirúrgico e saber planear tratamentos;
• Reconhecer a importância do exercício profissional integrado em equipas de saúde na orientação destas doenças;
• Dominar técnicas simples de diagnóstico coadjuvantes da clínica e procedimentos básicos;
• Aplicar competências de comunicação clínica na relação médico-doente.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• O CSIV destina-se a treinar profissionais de saúde como membros de equipas de reanimação;
• O CBEcoDC capacitará os alunos na avaliação básica de um doente com ecografia;
• O Curso de Trauma tem como objetivos capacitar os formandos a desempenhar funções como membros das equipas de trauma e com competências comunicacionais e de trabalho em equipa;
• O CSIG pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre Sépsis o que é, como se reconhece e estratifica a gravidade e como se trata; tipos de infeções; utilização correta de antimicrobianos;
• O CVnI permitirá estruturar conhecimentos na abordagem do paciente com insuficiência respiratória aguda; conhecer os princípios básicos de ventilação; conhecer numa perspetiva de atuação prática vários equipamentos e interfaces disponíveis;
• Nos seminários serão sedimentados os conhecimentos e competências adquiridas nos cursos.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Identificar e orientar doentes com indicação cirúrgica (incluindo de ambulatório) e situações de emergência;
• Realizar técnicas de pequena cirurgia e pensos cirúrgicos;
• Conhecer as especificidades do doente cirúrgico oncológico;
• Aplicar o método clínico nos vários grupos etários;
• Reconhecer e diagnosticar patologias da área pediátrica e do adolescente;
• Reconhecer o padrão normal das fases da vida reprodutiva da mulher e gravidez;
• Reconhecer e diagnosticar patologias das áreas ginecológica e obstétrica;
• Conhecer os princípios da saúde pública e comunitária, nomeadamente, na prevenção, rastreio, diagnóstico precoce, promoção da saúde e bem-estar;
• Aplicar conhecimentos e competências de comunicação;
• Promover competências de intervenção e encaminhamento na área da saúde mental;
• Executar procedimentos/técnicas clínicos (de diagnóstico e terapêuticos) básicos;
• Comunicar e relacionar-se com doentes e familiares, interagir com os restantes profissionais.
6º ANO
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Complementar o desenvolvimento de competências clínicas no âmbito da Cirurgia e especialidades médicas relacionadas expandindo-se para as áreas da oncologia cirúrgica não abordadas anteriormente. No âmbito da Cirurgia Vascular são objetivos de aprendizagem os conceitos epidemiológicos, de diagnóstico e tratamento das doenças arteriais agudas e crónicas, obstrutivas e aneurismáticas e das doenças veno-linfáticas nas suas vertentes aguda e crónica. No âmbito da Cirurgia Plástica são objetivos do conhecimento a cirurgia reconstrutiva da cabeça, pescoço, mama e membros, os aspetos clínicos da estética da mama e da remodelação corporal e a fisiopatologia do doente queimado. No âmbito da Cirurgia minimamente invasiva, os estudantes tomam conhecimento dos avanços tecnológicos registados na cirurgia geral que possibilitam tornar os atos cirúrgicos mais precisos, menos invasivos para o paciente e com pós-operatório mais suave.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Reconhecer as doenças, urgências e emergências neurológicas, oftalmológicas, musculoesqueléticas e urológicas mais comuns e saber como orientá-las, incluindo quando e como referenciar para Especialista;
• Adquirir e integrar conhecimentos clínicos com conhecimentos das ciências básicas, para ser capaz de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças mais comuns;
• Desenvolver capacidades e aptidões no exame clínico (história clínica, exame físico e neurológico) e no estabelecimento de diagnósticos diferenciais;
• Ter sentido crítico sobre indicações para tratamento médico, cirúrgico e de reabilitação, e saber planear tratamentos;
• Reconhecer a importância do exercício profissional integrado em equipas de saúde na orientação destas doenças;
• Dominar técnicas simples de diagnóstico coadjuvantes da clínica e procedimentos básicos;
• Aplicar competências de comunicação clínica na relação médico-doente.
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Utilizar uma sequência estruturada de avaliação do doente e sistematizar dados;
• Identificar o doente em dificuldade respiratória;
• Identificar, avaliar e tratar disfunção e falência respiratória;
• Identificar, avaliar e tratar situações de disfunção/falência circulatória;
• Saber realizar o exame neurológico. Conhecer exame neurológico normal. Conhecer e interpretar as alterações semiológicas e sua implicação clínica;
• Identificar o doente com disfunção neurológica. Conhecer a abordagem, orientação diagnóstica e terapêutica;
• Reconhecer os quadros clínicos das diferentes doenças do sistema nervoso;
• Identificar avaliar e tratar o doente com disfunção/falência hematológica. Conhecer as indicações de utilização de componentes e derivados do sangue e suas complicações;
• Identificar situações de perigo iminente (urgentes e emergentes) e conhecer orientação diagnóstica e tratamento imediato.
• Adquirir e integrar conhecimentos clínicos (semiologia, fisiopatologia, propedêutica e clínica – diagnóstico, gravidade, prognóstico) com conhecimentos básicos (anatomia, fisiologia, anatomia patológica, biologia, imunologia, genética, outros) para ser capaz de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças mais comuns dos aparelhos e/ou sistemas;
• Desenvolver capacidades e aptidões no exame clínico (história clínica e exame físico) e no estabelecimento de diagnósticos diferenciais, com ênfase nos sinais e sintomas e nas abordagens clínicas das patologias mais frequentes e dos síndromes clínicos principais;
• Conhecer as possibilidades terapêuticas e saber como planear tratamentos;
• Desenvolver o raciocínio clínico e o conceito de abordagem multidisciplinar do doente;
• Adquirir conhecimentos teóricos e práticos acerca de técnicas de diagnóstico coadjuvantes da clínica;
• Aplicar competências de comunicação clínica para uma relação médico-doente otimizada.
Escolher uma das Unidades opcionais ( 2º CICLO) na tabela em baixo.
(B) UNIDADES OPCIONAIS (2º CICLO)
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• A UC terá 2 objetivos principais: a) fornecer aos estudantes uma visão geral das bases fisiológicas do sono que lhes permita uma avaliação dos mecanismos fisiológicos subjacentes com que irão contactar na sua futura formação académica e vida profissional clínica; b) fornecer aos estudantes uma introdução às metodologias de investigação científica que lhes permita a continuação de investigação nesta área em programas ulteriores de formação pós-graduada.
• As competências a desenvolver serão: a) compreender a importância do sono como parte integrante da promoção da saúde e da prevenção da doença; b) identificar os estados, as fases e a organização do sono e suas funções; c) reconhecer as diferentes necessidades de sono e distúrbios do sono em função da fase do ciclo de vida e na interação com os sistemas do corpo humano; d) desenvolver competências no âmbito da intervenção autónoma e interdependente do exercício profissional em Medicina, aplicando conceitos básicos na Fisiologia do Sono.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Aquisição de conhecimentos e competências práticas sobre metodologias de planeamento e atuação clínica perante as doenças tropicais mais frequentes e em situações de medicina do viajante.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Conhecer os principais mecanismos de infeção;
• Conhecer os principais métodos e práticas de prevenção da infeção;
• Conhecer os principais mecanismos de resistência aos antibióticos.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
• Caracterizar a Inteligência Artificial (IA) e a Aprendizagem Automática (AA);
• Identificar as aplicações de IA / AA na Saúde;
• Descrever o software como dispositivo médico;
• Identificar oportunidades e desafios de software como dispositivo médico;
• Reconhecer aplicações de software como dispositivo médico;
• Identificar questões regulatórias e suas implicações.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas em oncologia. Aquisição de conhecimentos sobre metodologias de diagnóstico, estadiamento, seguimento, terapêutica, intervenção e comunicação clínica em contexto da oncologia.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Conhecimentos na área da Medicina Desportiva e do Exercício. Principais áreas relacionadas com a Medicina Desportiva. Avaliação e exame médico desportivo. A prescrição de exercício físico, de lazer ou terapêutico. Prática da Medicina Desportiva nas suas principais vertentes. Principais lesões relacionadas com a prática de desporto e exercício físico. Elaboração e aconselhamento de programas de prevenção de lesões no desporto. Aconselhamento sobre nutrição e suplementação no Desporto. Os alunos deverão adquirir experiência e competência na avaliação e orientação de um atleta praticante de desporto, na vertente de competição ou de lazer, orientando ainda uma equipa nos seus diferentes níveis de organização e competição.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
A Medicina Narrativa visa dar formação avançada sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes e procurando contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Tem como um dos seus objetivos primários a aquisição de conhecimentos relativamente ao recente conceito de Medicina Narrativa bem como dos respetivos métodos e práticas (Charon 2006; Hurwitz 2011). Também visa desenvolver nos estudantes estratégias comunicativas e de autoconsciência como instrumentos facilitadores da sua prática.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Esta unidade curricular tem como principais objetivos dotar os estudantes dos mais modernos conceitos e atuais tendências da liderança e gestão em saúde, demonstrando a sua importância prática e indispensabilidade para que se possa responder às exigências de mudança que avassaladoramente se abatem no setor. A melhoria dos cuidados de saúde exige o desenvolvimento de estruturas educacionais familiarizadas com o mundo complexo da saúde onde, como se sabe, a inovação não pára de se manifestar. Paralelamente com os conhecimentos (científicos, organizacionais e experienciais; tácitos e explícitos; sequenciais e interativos), os estudantes devem possuir ideias corretas sobre os diversos tipos de aptidões e atitudes, bases indispensáveis para aquisição de competências. Importa ainda compreender o significado de se ser competente pelo que se dará à educação baseada em competências o necessário relevo de modo a que os estudantes se possam movimentar futuramente com desenvoltura.
Esta UC corresponde à oferta formativa do 4º e 5º ano
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver:
Através da presente unidade pretende-se que os estudantes assimilem os conceitos essenciais das áreas políticas e legais de Saúde. Numa área tão ampla que se estende desde os direitos do paciente até à regulação do medicamento, a relação jurídica entre paciente e prestador do serviço de saúde não pode, em qualquer momento, ser descurada. Com esta unidade curricular, o estudante deverá adquirir competências para ser sensível às várias problemáticas que a abordagem da saúde, no seu contexto e enquadramento individual (paciente) e coletivo (sociedade), podem suscitar.
COORDENAÇÃO

COORDENADOR
Coordenação UC: Gestos e Práticas Clínicas I
Coordenador do Mestrado Integrado em Medicina
Categoria: Professor Catedrático
E-mail: lucios@ufp.edu.pt

COORDENADORA ADJUNTA
Coordenadora Adjunta do Mestrado Integrado em Medicina
Coordenação UC: Fundamentos das Ciências Médicas I
Categoria: Professora Associada
E-mail: danielamm@ufp.edu.pt
CANDIDATURA & PROPINAS
A) TERMINEI O ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL
10 vagas para candidatos nacionais
• Ter concluído, ou ser finalista de um curso de ensino secundário em Portugal;
• Ter realizado as provas de ingresso de Biologia e Geologia (02) / Física e Química (07) /Matemática A (19), com a classificação média mínima de 140 pontos (0 a 200);
• Nota mínima de candidatura para ser remetida à seriação 150/200: 50% da classificação do ensino secundário + 50% média aritmética das classificações nas provas de ingresso.
Observação: Os exames finais nacionais realizados a partir de 2022, inclusive, são válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos quatro anos subsequentes, nos termos da Deliberação n.º 1043/2021 da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, publicada no DR Nº 199 – 2ª série, de 13 de outubro.
Pré-requisito de seleção: Grupo A – comunicação interpessoal (PDF)
1. Documento de identificação;
2. Certificado de habilitações;
3. Ficha de classificação dos exames nacionais do ensino secundário (Ficha ENES) do ano civil em que apresenta a candidatura;
4. Comprovativo de Proficiência em Língua Inglesa:
(a) Evidência documental de que o candidato tem o inglês como língua materna ou como língua primeira de comunicação ou de que nela tenha sido escolarizado;
(b) Certificados de aprovação no Cambridge English: Advanced (CAE) ou no Cambridge English: Proficiency (CPE), este com a qualificação igual ou superior a Muito Bom (160 pontos);
(c) Certificado do International English Language Testing System (IELTS – Academic), com a pontuação mínima de 7;
(d) Certificado do Test of English as a Foreign Language, Internet –Based Test (TOELF iBT), com a pontuação mínima de 85.
Observação: Se o candidato estiver a frequentar o ensino secundário, deverá apresentar as classificações obtidas até à data submetendo, oportunamente, os documentos oficiais finais.
Além da documentação, a candidatura ao MIM implica o pagamento da taxa de candidatura (não reembolsável).
Candidatura exclusivamente online, no inforestudante, nas datas indicadas no calendário.
Deverá ler toda a informação com muita atenção antes de submeter a sua candidatura.
1ª Fase
• Candidaturas: 19 de junho a 21 de julho de 2023
• Afixação dos resultados: 24 de julho de 2023
• Matrículas: 26 a 31 de julho de 2023
• Entrega de documentos (se aplicável): antes de 8 de setembro de 2023
• Início do ano letivo: 11 de setembro de 2023
2ª Fase (vagas sobrantes)
• Candidaturas: 1 a 28 de agosto de 2023
• Afixação dos resultados: 29 de agosto de 2023
• Matrículas: 30 de agosto a 6 de setembro de 2023
• Entrega de documentos (se aplicável): antes de 8 de setembro de 2023
• Início do ano letivo: 11 de setembro de 2023
Observação: As vagas comunicadas e não ocupadas nos concursos institucionais (1ª e 2ª fases) serão transferidas para os concursos especiais, a realizar em setembro de 2023 de acordo com o calendário a divulgar oportunamente.
Candidatura: 550,00€
Inscrição anual (Matrícula)*: 1.000,00€
Prestação única (Anuidade paga no ato da matrícula): 15.675,00€
Pagamento em 11 prestações (1.ª prestação paga no ato da matrícula e as restantes 10 prestações, pagas até ao dia 10 dos meses seguintes – setembro a junho: (11 x 1.500,00€) = 16.500,00€
Nota: Não há devolução de qualquer pagamento efetuado.
* Inclui seguro de estudante, acesso gratuito à Internet e ao sistema Intranet da UFP.
B) TERMINEI O ENSINO SECUNDÁRIO NUM PAÍS DA UE
30 vagas para candidatos não nacionais
• Ter concluído, ou ser finalista de um curso de ensino secundário de um país da União Europeia;
• Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso com a classificação média mínima de 140 pontos (0 a 200);
• Nota mínima de candidatura para ser remetida à seriação 150/200: 50% da classificação do ensino secundário + 50% média aritmética das classificações nas provas de ingresso.
Observações:
(1) De acordo com o Artigo 20.º-A do Decreto-Lei n.º 296-A/98, estudantes do ensino secundário estrangeiro podem pedir a substituição das provas de ingresso por exames finais de disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro (requerimento efetuado na Direção-Geral do Ensino Superior);
(2) Os exames de ingresso requeridos são considerados equivalentes aos exames nacionais portugueses correspondentes, nos termos da Deliberação n.º 606/2022 da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (PDF);
(3) Os exames nacionais ou respetivas provas homólogas do ensino secundário estrangeiro realizados a partir de 2022, inclusive, são válidos para a apresentação da candidatura no ano da sua realização e nos quatro anos subsequentes, nos termos da Deliberação n.º 414/2023 da CNAES, publicada no Diário da República – 2.ª série – n.º 76, de 18 de abril (PDF).
Pré-requisito de seleção: Grupo A (comunicação interpessoal ) preenchido por um Médico registado na Ordem dos Médicos em Portugal – declaração médica sob a forma de resposta a um questionário, nos termos da Deliberação n.º 338/2023 da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (Anexo III) (PDF) publicada no DR Nª 60, de 24 de março.
1. Documento de identificação da União Europeia – Cartão de cidadão ou Passaporte;
2. Certificado de habilitações legalmente equivalente ao Diploma Português;
3. Declaração de Equivalência emitido por uma Escola Secundária Portuguesa ou pela Direção Geral de Educação (Decreto-Lei nº 227/2005, de 28 de dezembro [ver]);
4. Documento comprovativo das classificações dos exames de ingresso exigidos, considerados equivalentes aos correspondentes exames nacionais portugueses, do ano civil em que apresenta a candidatura;
5. Comprovativo de Proficiência em Língua Inglesa:
(a) Evidência documental de que o candidato tem o inglês como língua materna ou como língua primeira de comunicação ou de que nela tenha sido escolarizado;
(b) Certificados de aprovação no Cambridge English: Advanced (CAE) ou no Cambridge English: Proficiency (CPE), este com a qualificação igual ou superior a Muito Bom (160 pontos);
(c) Certificado do International English Language Testing System (IELTS – Academic), com a pontuação mínima de 7;
(d) Certificado do Test of English as a Foreign Language, Internet –Based Test (TOELF iBT), com a pontuação mínima de 85.
Observação: Se o candidato estiver a frequentar o ensino secundário, deverá apresentar as classificações obtidas até à data submetendo, oportunamente, os documentos oficiais finais.
Além da documentação, a candidatura ao MIM implica o pagamento da taxa de candidatura (não reembolsável).
Candidatura exclusivamente online, no inforestudante, nas datas indicadas no calendário.
Deverá ler toda a informação com muita atenção antes de submeter a sua candidatura.
1ª Fase
• Candidaturas: 19 de junho a 21 de julho de 2023
• Afixação dos resultados: 24 de julho de 2023
• Matrículas: 26 a 31 de julho de 2023
• Entrega de documentos (se aplicável): antes de 8 de setembro de 2023
• Início do ano letivo: 11 de setembro de 2023
2ª Fase (vagas sobrantes)
• Candidaturas: 1 a 28 de agosto de 2023
• Afixação dos resultados: 29 de agosto de 2023
• Matrículas: 30 de agosto a 6 de setembro de 2023
• Entrega de documentos (se aplicável): antes de 8 de setembro de 2023
• Início do ano letivo: 11 de setembro de 2023
Observação: As vagas comunicadas e não ocupadas nos concursos institucionais (1ª e 2ª fases) serão transferidas para os concursos especiais, a realizar em setembro de 2023 de acordo com o calendário a divulgar oportunamente.
Candidatura: 1.000,00€
Inscrição anual (Matrícula)*: 2.000,00€
Prestação única (Anuidade paga no ato da matrícula): 19.475,00€
Pagamento em 11 prestações (1.ª prestação paga no ato da matrícula e as restantes 10 prestações, pagas até ao dia 10 dos meses seguintes – setembro a junho): (1 x 1.500,00€) + (10 x 1.900,00€) = 20.500,00 €
Nota: Não há devolução de qualquer pagamento efetuado.
* Inclui seguro de estudante, acesso gratuito à Internet e ao sistema Intranet da UFP.
INFORMAÇÕES
Av. Fernando Pessoa, 150
4420-096 Gondomar • Portugal
geral@fundacaofernandopessoa.pt
T. +351 22 507 1300
(Hospital-Escola Fernando Pessoa)
Av. Fernando Pessoa, 150
4420-096 Gondomar • Portugal
T. +351 22 245 5455*
https://he.ufp.pt