Manual de
Acolhimento

Mestrado Integrado em Medicina

Introdução

Caro(a) estudante do Mestrado Integrado em Medicina,¶ É com grande satisfação que lhe apresentamos o presente Manual de Acolhimento.¶ Este documento tem como objetivo fornecer informações essenciais e orientações importantes para a sua experiência académica e facilitar a sua integração no ambiente hospitalar.¶ Esperamos que este manual seja uma ferramenta útil e que tenha uma experiência académica gratificante e enriquecedora na nossa Instituição.¶ Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo do seu percurso.
Razões para estudar medicina na UFP
Mensagem do Prof. Doutor Salvato Trigo
Presidente da Fundação Fernando Pessoa

A educação médica para o futuro tem de ir bem mais além do conhecimento das ciências biomédicas. O futuro da medicina está ligado ao desenvolvimento de valores e comportamentos profissionais, alicerçados na permanente atualização dos conhecimentos e competências clínicas. Estas competências são potenciadas pelos extraordinários avanços das tecnologias digitais de diagnóstico, molecular ou por imagem, e desafiadas pela Inteligência Artificial, pela genómica e pela robótica, que permitirão, cada vez mais, a deteção precoce da doença e o aumento das possibilidades de tratamento ou de cura bem sucedidos.
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O crescimento exponencial da biotecnologia, da investigação científica sobre o microbioma humano e da sua análise genética e epigenética, estimularão a medicina personalizada do prognóstico preditivo e do atempado diagnóstico preventivo, com recurso à telemedicina e a “digicêuticos” que aumentarão a eficácia do ato médico e da consequente intervenção clínica, garantindo, assim, maior segurança terapêutica ao paciente.
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A formação médica a que nos propomos, na UFP, responde a estes desafios, conduzindo os estudantes do nosso mestrado integrado de medicina pelos novos caminhos de otimizar a saúde e o bem-estar, de compreender os mecanismos da doença, de procurar cientificamente as respostas interdisciplinares preventivas e/ou terapêuticas, mais ajustadas aos cidadãos, individualmente considerados como o centro dos sistemas de saúde, mas também adequadas à comunidade, enquanto destinatária dos cuidados e fonte dos recursos humanos e financeiros que os sustentam.
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O nosso programa de educação médica, desenvolvido, em espiral, ao longos dos seis anos de formação, recorre a metodologias de ensino e de aprendizagem integradoras, baseadas em casos clínicos, reais e simulados, cruzando permanentemente o conhecimento das ciências básicas, explicativas dos sistemas orgânicos, com o conhecimento dos sistemas biofuncionais, em que atuam as ciências médicas, imergindo os estudantes, desde o primeiro ano do curso, no ambiente da atividade clínica do HE, para os preparar, científica e tecnicamente, para as rotações clínicas complementares nas unidades hospitalares e de cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde, protocoladas connosco.
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A formação médica a que nos propomos, na UFP, responde a estes desafios, conduzindo os estudantes do nosso mestrado integrado de medicina pelos novos caminhos de otimizar a saúde e o bem-estar, de compreender os mecanismos da doença, de procurar cientificamente as respostas interdisciplinares preventivas e/ou terapêuticas, mais ajustadas aos cidadãos, individualmente considerados como o centro dos sistemas de saúde, mas também adequadas à comunidade, enquanto destinatária dos cuidados e fonte dos recursos humanos e financeiros que os sustentam.
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O nosso programa de educação médica, desenvolvido, em espiral, ao longos dos seis anos de formação, recorre a metodologias de ensino e de aprendizagem integradoras, baseadas em casos clínicos, reais e simulados, cruzando permanentemente o conhecimento das ciências básicas, explicativas dos sistemas orgânicos, com o conhecimento dos sistemas biofuncionais, em que atuam as ciências médicas, imergindo os estudantes, desde o primeiro ano do curso, no ambiente da atividade clínica do HE, para os preparar, científica e tecnicamente, para as rotações clínicas complementares nas unidades hospitalares e de cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde, protocoladas connosco.
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Esta integração precoce no ambiente da prestação de cuidados de saúde, primários, secundários e terciários, que existem no HE, permite aos estudantes uma observação participada na aquisição de conhecimentos e de competências de comunicação humanizada entre o paciente e o médico, na sua postura ética e deontológica na pesquisa de dados com relevância para a construção de raciocínios clínicos, na centralidade do paciente, no momento da prescrição de meios auxiliares e complementares de diagnóstico, no quadro duma gestão ponderada dos recursos económicos e financeiros e da sustentabilidade ambiental dos sistemas de saúde.
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Além dos conhecimentos científicos e das competências técnicas específicas, fundamentais para o exercício da medicina, o médico do futuro necessita também de formação em domínios como negociação, liderança, gestão de pessoal e comportamento organizacional, para interagir com as equipas de que faça parte; precisa de estar familiarizado com conceitos de estatística , para poder ler, sem dificuldade, literatura médica, desenvolver e interpretar estudos epidemiológicos, realizar investigação científica e publicar os seus resultados; e não pode deixar de compreender como estão organizados, como são financiados e como funcionam os serviços e sistemas de saúde, carecendo, cada vez mais, de literacia nos aspetos legais e jurídicos mais relevantes da responsabilidade e da prática médicas.
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A Escola de Medicina e de Ciências Biomédicas da UFP dispõe de ambientes digitais de ensino, de aprendizagem e de investigação científica, nomeadamente: laboratórios de simulação médica de realidade virtual e de realidade aumentada; centro de anatomia e de treino de cirurgia; laboratório de medicina genómica, centro de estudos clínicos e clínica pedagógica de prática médica e cirúrgica gerida por Inteligência Artificial.
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Um corpo de professores qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional, no qual os docentes médicos doutorados acumulam a docência e a investigação com atividade clínica, constitui, por isso, uma mais valia para a formação médica baseada na apresentação e discussão de casos clínicos (PBL).
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O plano de estudos segue as orientações e as recomendações da Federação Mundial para a Educação Médica e cumpre a Diretiva 2005/36/CE regulatória da formação em medicina no espaço comum europeu do ensino superior.
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A valorização da formação clínica no ambiente da comunidade permite aos estudantes um contato direto com as reais necessidades em saúde da população, alertando-os para os problemas da sua pública, dos estilos de vida e da medicina social.
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Com a conclusão dos 6 anos curriculares, e após a apresentação e defesa, com êxito, da dissertação, os estudantes obtêm o grau de Mestre em Medicina, ficando qualificados, para a inscrição na respetiva ordem profissional, essencial para o exercício da medicina, e para se candidatarem ao internato nas especialidades médicas disponíveis no espaço europeu.
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Fundação
Fernando
Pessoa

A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FFP), instituída por escritura pública notarial, em 12 de fevereiro de 1988, é a entidade instituidora da Universidade Fernando Pessoa (UFP), da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP) e do Hospital Fernando Pessoa (HE). A FFP tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de promoção da educação e do ensino superior; da cultura, da investigação científica e da transferência do conhecimento; da formação profissional e corporativa; a educação para a saúde e a prestação de cuidados de saúde; a proteção ambiental e a extensão comunitária. Poderá consultar mais informações em: https://www.fundacaofernandopessoa.pt/

Universidade
Fernando
Pessoa

A Universidade Fernando Pessoa (UFP), instituída pela FFP e reconhecida de interesse público pelo Decreto-Lei n0 107/96, de 31 de Julho, é o resultado de um projeto inovador de ensino superior, iniciado nos anos de 1980, através do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, e do Instituto Erasmus de Ensino Superior, que lhe serviram de base estruturante e cuja antiguidade de graus e diplomas herdou, nos termos do Artigo 70 daquele decreto.

Com o lema Nova et Nove (inovar no conhecimento e nos métodos de ensinar), a UFP tem como objetivos o ensino, a investigação, a extensão comunitária e a prestação de serviços nos domínios da formação oferecida pelas suas unidades orgânicas de ensino presencial: Faculdade de Ciência e Tecnologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Faculdade de Ciências da Saúde.

Poderá consultar mais informações em “Conhecer a UFP

Ser reconhecida como uma Universidade que inova no conhecimento e nos métodos de ensinar.

Contribuir para o enriquecimento humano do país, ajudando a formar cidadãos empreendedores, cientificamente bem preparados, culturalmente evoluídos, socialmente empenhados e eticamente comprometidos.

– Aprofundar permanentemente a qualidade do ensino;
– Ministrar o ensino superior nas áreas das ciências humanas e sociais, das ciências e tecnologias, das ciências da saúde;
– Formar para a vida ativa e cívica no respeito pela ética e pelos direitos humanos;
– Estimular a criação cultural e incentivar a pesquisa e a investigação científica;
– Promover a formação ao longo da vida e contribuir para o desenvolvimento social e económico do país;
– Dinamizar ações de internacionalização e promover intercâmbios culturais, científicos e técnicos com instituições similares.

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Escola de Medicina e
Ciências Biomédicas

A Escola de Medicina e Ciências Biomédicas (EMCB) é uma unidade orgânica da UFP, que integrará o Mestrado Integrado em Medicina (MIM). No ano letivo 2023-2024, o 10 ano do Mestrado Integrado em Medicina realizará as suas atividades formativas nas instalações do HE. A partir de 2024-2025, a EMCB estará localizada no seu próprio edifício no campus de Gondomar, ao lado do HE.

Poderá consultar mais informações aqui.

Hospital
Fernando
Pessoa

O Hospital Fernando Pessoa (HE) foi inaugurado em 04 de dezembro de 2012 e iniciou a sua atividade em janeiro de 2013, na cidade de Gondomar.

Concebido e projetado, nos anos letivos de 2009- 2010 e de 2010-2011, no Laboratório de Estudos e Projetos da UFP, numa partilha de conhecimentos e de competências entre o corpo docente e os estudantes de arquitetura, de engenharia civil, de engenharia do ambiente e de engenharia informática da FCT, o HE é uma moderna unidade de saúde com mais de 200 camas de internamento e com serviço de ambulatório nas especialidades médicas e cirúrgicas necessárias a um hospital-escola vocacionado para a educação e formação de profissionais dedicados à prestação de cuidados de saúde, segundo as melhores práticas clínicas e a melhor evidência científica disponível.

Poderá consultar mais informações em: https://he.ufp.pt.

Serviços de apoio dentro do HE

Espaço exterior coberto e devidamente equipado.

Concebido e devidamente equipado para o ensino da anatomia humana e para o treino e formação avançada em todo o tipo de cirurgia.

Apoio administrativo a estudantes e docentes do Mestrado Integrado de Medicina.

Além dos exemplares físicos, os estudantes têm acesso à Biblioteca Digital B-on e a outros recursos digitais, sistema multifuncional de impressão, cópia e digitalização.

Com 240 lugares, o Auditório está equipado com tecnologias de som e de imagem, com canal de streaming ao bloco operatório e ao centro de anatomia e de cirurgia experimental, permitindo interatividade em tempo real entre as equipas cirúrgicas e os assistentes.

Prestam o serviço de suporte/helpdesk a nível interno, assim como a configuração do acesso à rede wireless fornecido pela FFP.

Dispõe de um serviço de snack com várias opções.

Os laboratórios servem como um campo de ensino, de iniciação à investigação dos estudantes de medicina e de desenvolvimento científico de profissionais da área da saúde.

Com cozinha de confeção própria, com refeitório aberto diariamente ao almoço.

Salas equipadas com as tecnologias avançadas de sistema de som, vídeo, projeção e simulação.

Dispõe de 3 salas de bloco operatório, sendo uma delas inteligente, com ligação direta para o Auditório e com tecnologia que permite a realização de videoconferências, live streaming e telemedicina.

A

PISO 0
Secretariado
/ Coordenação

B

PISO 0
Sala de Estudo
/ biblioteca

D

PISO 1
Laboratório

C

PISO 1
Sala de
Aula

E

EXTERIOR
Sala de
Simulação

F

PISO 3
Sala de
Aula

Regras de Conduta nos Espaços Comuns

– Manter os espaços comuns limpos e arrumados.
– Evitar monopolizar recursos e compartilhe-os com os demais estudantes.
– Respeitar a privacidade dos outros e evite interrupções desnecessárias nos espaços de estudo.
– Cumprimentar e ser cortês com os colegas e colaboradores do HE.
– Respeitar os horários estabelecidos para o uso dos espaços comuns.
– Manter o silêncio adequado nos espaços para evitar perturbações e garantir a privacidade e o bem-estar dos utentes e profissionais de saúde.
– Evitar comportamentos inadequados que possam perturbar os demais.
– Cumprir as normas/regras estabelecidas no HE.

Dever de Sigilo e Confidencialidade

Os estudantes estão sujeitos ao dever de sigilo e de confidencialidade, nos termos da lei, relativamente às informações relacionadas com a reserva da intimidade e da vida privada dos utentes.

Serviços de Apoio

A UFP disponibiliza aos estudantes um vasto leque de serviços ao longo do seu percurso académico. Estes serviços incluem: Apoio Informático; Bolsas e Apoios; Estágios e Saídas Profissionais; Provedor do Estudante; Refeições e Alojamento; Ingresso e Secretarias; Universidade virtual; entre outros.

Serviços de apoio ao estudante
Bibliotecas
Gabinete de Relações Internacionais

Documentos de Apoio

Tutorial acesso InforEstudante
O InforEstudante é a plataforma de apoio aos alunos, antigos alunos e a candidatos à Universidade Fernando Pessoa/Escola Superior de Saúde, fazendo parte do sistema NONIO utilizado na Gestão Académica da instituição.

Tutorial acesso Canvas
Canvas é um ambiente digital de ensino/aprendizagem e de colaboração académica que atende às necessidades dos professores e dos alunos em diversos modelos pedagógicos.

Regulamentos e outros documentos

– Normativa académica do funcionamento das licenciaturas e mestrados integrados – Regulamento n.º 927/2019, DR 2ª série n.º 232, de 3 de dezembro (PDF)
– Regulamento de avaliação de competências de língua portuguesa aplicado aos estudantes da área da saúde (PDF)
– Regulamento disciplinar (PDF)
– Regulamento aplicado à justificação de faltas dadas, nos ciclos de estudos da área da saúde, por estudantes membros de igreja ou comunidade religiosa legalmente registada (PDF)
– Normas Regulamentares do Estatuto de Estudante Atleta da Universidade Fernando Pessoa Regulamento n.º 49/2021, DR. 2ª série n.º 9, de 14 de janeiro (PDF)
– Modelo de declaração a emitir em documento oficial pela Federação com Estatuto de Utilidade Pública (PDF)
– Regulamento do Provedor de Estudante (PDF)

Serviços de Saúde

A UFP e a ESS-FP aliam, nos espaços das clínicas pedagógicas, uma dupla vertente de funcionamento. Por um lado, a promoção da saúde e a respetiva prestação de cuidados e, por outro, a vertente académica e curricular, que permite aos alunos dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Psicologia) e da Escola Superior de Saúde a prática clínica supervisionada com pacientes em sistema de consentimento informado.

Também no âmbito dos serviços de saúde, o HE assume-se como entidade prestadora de cuidados de saúde gerais e especializados, assegurados por profissionais de excelência.

Mais informações em Serviços de Saúde

Protocolo para Questões de Saúde

Informações úteis para situações de emergência médica, contactos de urgências hospitalares, farmácias e outras informações que podem ser fundamentais em caso de necessidade. (PDF)

Procedimentos de Prevenção em Situações de Emergência Interna

Para uma rápida intervenção em situações de emergência, o HE dispõe de um Plano Interno de Segurança com equipas devidamente preparadas, para fazer face ao perigo iminente e atuar em caso de necessidade. Esta organização interna tem como objetivo estabelecer os procedimentos de atuação adequados, de forma a garantir a atuação, a evacuação rápida e segura dos ocupantes em caso de emergência, através de trajetos definidos como seguros, até aos pontos de encontro localizados no exterior do edifício (PDF).

Procedimentos em Caso de Acidente Escolar

Todos os alunos da UFP beneficiam de seguro de acidentes pessoais escolares. Este seguro cobre as despesas de tratamento, invalidez ou morte derivadas de acidentes pessoais dentro das instalações ou em atividades ligadas à UFP, ou durante o percurso normal e direto de ida ou regresso entre a residência e a Universidade.

1. Dirigir-se ao Gabinete de Recursos Humanos do Hospital Fernando Pessoa dentro de um prazo limite de 48 horas para acionar a participação do O nosso horário de atendimento é de 2a a 6a feira das 11h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00. Caso não seja possível comparecer durante o horário de atendimento, o estudante deverá enviar uma mensagem para rh.he@ufp.edu.pt (com nome completo, número de estudante e contacto telefónico) ou ligar para o número 22 245 5412.

2. Dependendo da gravidade do acidente, deverá ser chamada uma ambulância (INEM) ou o estudante poderá dirigir-se ao hospital público mais próximo.

As despesas seguintes estão abrangidas por este seguro:

a) tratamento resultante de acidentes ocorridos no âmbito da atividade escolar exercida em território nacional, à exceção dos resultantes de acidentes ocorridos em veículos de duas rodas;

b) atividades desportivas promovidas pela Instituição, NÃO estando abrangidos os desportos radicais (desportos com veículos terrestres, aquáticos ou aéreos, veículos motorizados, desportos de Inverno, boxe, karaté, artes marciais e tauromaquia) e todas as competições promovidas por entidades alheias à atividade da nossa Instituição.


NB: As despesas médicas (consultas, tratamentos, cirurgia, etc.) efetuadas numa qualquer unidade de saúde e/ou as despesas do primeiro transporte da pessoa acidentada (táxi, autocarro, etc.) deverão ser pagas pelo estudante para posterior reembolso, mediante a apresentação dos recibos originais (com o nome do estudante) comprovativos do pagamento junto do Gabinete de Recursos Humanos do Hospital Fernando Pessoa.

Em caso de dúvida poderá contactar o Gabinete de Recursos Humanos do Hospital Fernando Pessoa, através do endereço eletrónico rh.he@ufp.edu.pt ou do número de telefone (22 2455 412).

Desporto e Academia

Na UFP, atribuímos grande importância às atividades físicas e desportivas, cujo contributo sabemos ser fundamental para a saúde e bem-estar. Nesse sentido, dispomos de uma Academia de Saúde e Lazer e incentivamos o Desporto Universitário dinamizado pela Associação de Estudantes.

Também as atividades de cariz académico e cultural assumem um papel fundamental, criando valor e promovendo laços que perduram após a conclusão do percurso universitário. A Associação de Estudantes, os Núcleos de Estudantes e as Tunas são disso exemplo, comprovando a dinâmica da universidade.

Mais informações em Desporto & Academia

Gondomar

Viver a Cidade

Gondomar é um nome e uma terra com ressonâncias históricas. Vários achados revelam as velhas raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do “Crasto” comprovam a permanência dos Romanos nestas terras. Gondomar recebeu a Carta de Couto de D. Sancho I em 1193 que, mais tarde, foi confirmada pelo rei D. Afonso II, através das Inquirições. No reinado de D. Manuel I é outorgado o primeiro foral ao “Município de Gondomar”, em 1515. O Município de Gondomar situa-se na Área Metropolitana do Porto, possui uma área de 130,7 km2 e beneficia de uma extensão de rio Douro de aproximadamente 37 km.

Mais informação em: https://www.cm-gondomar.pt/concelho/historia/

Porto

Viver a Cidade

O Porto situa-se no Norte de Portugal e é um dos principais centros económicos e industriais do país. A segunda maior cidade portuguesa é conhecida pelo Vinho do Porto, pela gastronomia e pela hospitalidade incomparável dos seus habitantes.

Conhecido também como “Cidade Invicta”, pela sua história ligada ao comércio e ao amor pela Liberdade, o Porto do século XXI é, de igual modo, uma cidade dinâmica e em constante renovação, com espaços verdes e uma rede de transportes públicos que ligam a cidade ao mundo.

Mais informação em: https://studyinporto.pt/pt-pt/

Universidade
Fernando
Pessoa

Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto • Portugal
Telefone: +351 22 507 1300
(chamada para rede fixa nacional)
E-mail: info@ufp.edu.pt

Mestrado
Integrado
em Medicina

COORDENAÇÃO
E-mail: coordenacao.mim@ufp.edu.pt

SECRETARIADO
Telefone: +351 22 245 5480
(chamada para rede fixa nacional)
E-mail: sec.emcb@ufp.edu.pt

Hospital
Fernando
Pessoa

Av. Fernando Pessoa, 150
4420-096 Gondomar
Telefone: +351 22 245 5455
(chamada para rede fixa nacional)
E-mail: geral.he@ufp.edu.pt

Sugestões