
Ciências da Educação: Educação Inclusiva
Mestrado
UFP • Ciências da Educação: Educação Inclusiva (M)
SOBRE O CURSO
Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 3
Data de publicação da decisão: 12/10/2023
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2027*
Deliberação da A3ES: ACEF20210902037
Relatório de autoavaliação: RAA – ACEF/2021/0902037
*Por referência à data de comunicação da decisão da A3ES à UFP.
Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 40
O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.
O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.
Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:
A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.
Estes objetivos concretizam-se em duas vertentes: Profissional e Académica.
NOTA: Este curso não é profissionalizante e não confere habilitação para a docência. Está reconhecido para efeitos de progressão na carreira dos Docentes dos Estabelecimentos Públicos, ao abrigo da Portaria n.º 322/2008, de 30 de abril.
Porquê frequentar este Mestrado?
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Saídas Profissionais
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PLANO DE ESTUDOS
2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Registo n.º R/A-Cr 98/2010/AL01
Área científica predominante: Ciências da Educação
Ramo: Domínio Cognitivo e Motor
Ramo: Domínio da Intervenção Precoce na Infância
PROPINAS E CANDIDATURAS
Pode consultar as propinas, taxas e outros emolumentos, bem como as condições de candidatura, clicando nos botões respetivos.
INTERCÂMBIO
Os alunos que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.
Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.
Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).