
Ciências da Comunicação
Mestrado
UFP • Ciências da Comunicação (M)
SOBRE O CURSO
Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da decisão: 21/05/2020
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2025
Deliberação da A3ES: ACEF/1819/0221422
Relatório de autoavaliação: RAA-ACEF/1819/0221422
Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 15
O segundo ciclo de estudos em Ciências da Comunicação distribui-se por dois ramos, cada um deles com um enfoque particular em distintos domínios do saber, devidamente estruturados de acordo com um enquadramento teórico-prático que contempla o Jornalismo e as Relações Públicas, Publicidade e Marketing.
A estrutura deste ciclo estudos foi pensada para responder a necessidades que decorrem da permanente atualização do conceito e das teorias da Comunicação, de tal modo que em cada uma das áreas em apreço o estudante encontra a oportunidade para aprofundar conhecimentos, proceder a revisões bibliográficas, descobrir novos pólos de interesse, mas também contactar com experiências profissionais frequentemente reforçadas pela atividade, complementar à da academia de um corpo docente reconhecidamente qualificado.
Os objetivos deste ciclo de estudos podem ser descritos segundo três eixos:
– Dotar os estudantes de um conjunto de competências teóricas, científicas, e de natureza prática que lhes permitam ganhar o gosto pela descoberta. Uma exigência que os desafios da Comunicação implicam, seja por causa da reconfiguração dos modelos discursivos do jornalismo, seja devido à alteração e constante aperfeiçoamento dos paradigmas e suportes tecnológicos, seja ainda por causa das novas associações entre (investimento na) publicidade e (produção de) valor.
– Criar um suporte intelectual e argumentativo, com substância científica, que permita ao estudante ser capaz de lidar ética e profissionalmente com a diversidade e abundância de fluxos informativos que fixam as diversas agendas das sociedades contemporâneas.
– Proporcionar aos estudantes instrumentos, ferramentas e técnicas que lhes permitam ser competitivos em diferentes desempenhos profissionais na área da Comunicação.
O leque de saídas profissionais parte do princípio de que, por um lado, muitos profissionais carecem de uma atualização académica regular, à semelhança do que acontece nos países com economias mais avançadas e, por outro, pressupõem que um segundo ciclo de estudos é hoje consensualmente entendido no panorama da oferta universitária como uma consolidação imprescindível de conhecimentos e experiências adquiridas no contexto da licenciatura.
Assim, este 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação abre ou reforça possibilidades de trabalho nas seguintes áreas: jornalismo (redação e edição); a assessoria de imprensa, de comunicação e assessoria política; criação publicitária; gestão de projetos; produção de conteúdos mediáticos.
Porquê frequentar este Mestrado?
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Saídas Profissionais
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PLANO DE ESTUDOS
2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 8352/2020, DR 2ª série n.º 168, de 28 de agosto
Área científica predominante: Informação e jornalismo | Marketing e publicidade
Ramo: Jornalismo
Ramo: Relações Públicas, Publicidade e Marketing
PROPINAS E CANDIDATURAS
Pode consultar as propinas, taxas e outros emolumentos, bem como as condições de candidatura, clicando nos botões respetivos.
INTERCÂMBIO
Os alunos que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.
Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.
Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).