Apoio a Crianças e
Adolescentes com
Necessidades Especiais

CTeSP

O profissional de “Apoio a crianças e adolescentes com necessidades especiais” trabalhará em equipa com terapeutas, psicólogos, médicos, entre outros. Poderá implementar estratégias e providenciar experiências à criança/jovem com necessidades especiais, para aumentar não só a intensidade de intervenção e a participação nas atividades do quotidiano, mas também a qualidade de vida da criança/jovem e sua família. A sua ação decorre nos diferentes contextos de vida da criança/jovem, nomeadamente, casa, escola e outros contextos naturais, de acordo com as rotinas de cada família.

Trata-se, então, de um curso indicado para quem quer trabalhar na área da saúde, e que revela características como criatividade, flexibilidade, empatia e prazer em trabalhar em equipa.

O CTeSP em Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais visa planear e implementar atividades promotoras do desenvolvimento, da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes com necessidades especiais (NE), em colaboração com a família e equipa multidisciplinar, nos seus diferentes contextos de vida.

  • Integrar uma equipa multidisciplinar de apoio a crianças e adolescentes com NE, colaborando na planificação e implementação de programas de intervenção individualizados;
  • Implementar técnicas e estratégias para promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento de crianças e/ou adolescentes com necessidades especiais, após partilha de competências com equipa técnica multidisciplinar;
  • Implementar atividades, técnicas, procedimentos e metodologias que visam o aumento da participação e funcionalidade da criança e/ou adolescente com NE, garantindo a utilização eficiente dos recursos a que a família tem acesso;
  • Aplicar os saberes de natureza científica, técnica e prática capacitadores de uma ação profissional integrada e participada;
  • Adotar estratégias que se adequem às singularidades dos diferentes contextos de atuação, nomeadamente, contexto domiciliário, contexto clínico e contexto escolar;
  • Prestar apoio bio-psico-social à criança e/ou adolescente com necessidades especiais;
  • Implementar medidas de prevenção e promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento de crianças e/ou adolescentes com necessidades especiais, após planeamento em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar;
  • Programar e implementar a aplicação de técnicas e de metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção;
  • Acompanhar crianças e/ou adolescentes com NE em diversos contextos de vida, valorizando os seus interesses e atividades significativas;
  • Registar e organizar dados que caracterizem situações observadas nos diferentes contextos do quotidiano, permitindo a partilha com a equipa alargada e a monitorização do processo;
  • Prestar apoio às famílias de crianças e/ou adolescentes com necessidades especiais, mediante orientação da equipa técnica multidisciplinar, promovendo a melhoria da qualidade de vida da família;
  • Facilitar a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos na intervenção da criança e/ou adolescente com necessidades especiais, nomeadamente, família, escola, equipa técnica multidisciplinar, entre outros.

Registo na DGES: R/Cr 32/2020, de 31 de março de 2020 • Despacho n.º 4851/2020, DR 2.ª série, n.º 79, de 22 de abril • Duração: 2 anos letivos • 120 ECTS • Coordenação: Mestre Vânia Peixoto •  pela componente de formação em contexto de trabalho: Mestre Vânia Peixoto • Prosseguimento de estudos: A conclusão do CTESP permite o prosseguimento de estudos para licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais • Enfermagem • Fisioterapia • Terapia da Fala

Plano Curricular
Unidade Curricular ECTS
Educação e Gestos Básicos em Saúde3
Psicologia Geral e do Desenvolvimento5
Diferentes Formas de Comunicar5
Ética e Deontologia Profissional3
Estruturas e Funções do Corpo Humano6
Fundamentos de Patologia5
Farmacologia e Terapêutica Geral3
Inglês3
Alimentação e Nutrição4
Higiene e Segurança em Instituições de Saúde4
Saúde Pública, Profilaxia e Epidemiologia4
Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais4
Educação Inclusiva7
Intervenção Precoce4
Unidade Curricular ECTS
Crianças e Adolescentes em Risco3
Linguagem e Literacia: Desenvolvimento e Perturbações8
Desenvolvimento Psicomotor e suas Perturbações5
Alterações do Desenvolvimento e Intervenção em Saúde6
Atividades Adaptadas para Crianças com Necessidades Especiais8
Estágio30

Total de Créditos: 120 ECTS
Estágio com 750 horas (30 ECTS),
representando 25% do total do curso.

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LICENCIATURAS