Nelson Barros, docente da FCT-UFP, entrevistado pela Green Efact

O desempenho dos alunos pode ser comprometido pelo ar poluído presente nas escolas, de acordo com o Prof. Doutor Nelson Barros, docente da FCT-UFP e investigador na RISE HEALTH – UFP. Este fenómeno pode ter “efeito na saúde e bem-estar, em particular das crianças, incluindo no seu desempenho escolar”, afirmou o professor.

O Professor Nelson Barros é o responsável pelo projeto SchoolAIR, onde desenvolveu um sistema de monitorização da qualidade do ar em ambiente escolar, utilizando dispositivos construídos pelos próprios alunos. Este projeto inovador visa melhorar a qualidade do ar nas escolas e, consequentemente, o desempenho escolar dos alunos.

O projeto SchoolAIR conta com a colaboração de docentes da UFP, incluindo Ana Fonseca (RISE HEALTH – UFP), Isabel Abreu (RISE HEALTH – UFP), Maria João Guerreiro (RISE HEALTH – UFP), Pedro Sobral (LIACC) e Rui Moreira (LIACC). A equipa apresenta propostas inovadoras de monitorização e análise da qualidade do ar interior, utilizando microsensores e a aplicação de IoT para implementar boas práticas de ventilação nos diferentes espaços escolares.

Para saber mais sobre o projeto, leia a entrevista na integra [aqui].

Mais artigos sobre este tema:
https://orcid.org/0000-0002-2628-9880
https://www.webofscience.com/wos/author/record/D-2153-2013
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=7004145202

 

PARTILHAR

Sugestões