CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Provas de Ingresso (regime geral)
Filosofia, História, Inglês ou Português

No final do 1º Ciclo de Ciências da Comunicação os alunos estarão aptos ao exercício de uma actividade profissional em Jornalismo, Assessoria de Comunicação, Marketing, Publicidade e produção e realização audiovisual e multimédia, em empresas de media, produtoras, organismos do Estado, agências de comunicação, departamentos de comunicação, marketing e comercial de empresas em geral.

PORQUÊ ESCOLHER CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA UFP?

–––
Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

–––
Corpo docente altamente qualificado em termos académicos e profissionais.

–––
Aulas práticas que espelham a realidade do mercado de trabalho.

–––
Qualidade das instalações.

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, está apta a encontrar resposta para questões tão variadas como “Onde posso encontrar uma residência?” ou “Qual o metro que apanho para visitar o centro histórico do Porto?”.

Funcionários

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos funcionários são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

Grau: 1º Ciclo Licenciatura · Duração: 6 Semestres · ECTS: 180 ECTS

Conforme Registo R/B-AD-297/2006, DR 2ª série n.º 117, de 20 de junho de 2006; Despacho n.º 18077/2006, DR 2ª série n.º 171, de 05 de setembro de 2006; alteração com Despacho n.º 12238/2013, DR 2ª série n.º 185, de 25 de setembro.

UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação I (história e expansão da língua portuguesa)
6
Inglês I
6
Teoria e história da comunicação e do jornalismo
6
Comunicação e conteúdos para multimédia
6
Teoria e história das relações públicas, da publicidade e do marketing
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação II (notícia e crónica)
6
Inglês II
6
Grandes temas da história e do jornalismo (sécs. XVIII-XXI)
6
Comunicação digital e hipermédia
6
Opção I (a)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação III (entrevista e reportagem)
6
Escrita publicitária I
6
Estética da comunicação
6
Marketing: técnicas e estratégias
6
Opção II (b)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação IV (editorialismo e articulismo)
6
Escrita publicitária II
6
Design gráfico e comunicação na web
6
Relações públicas e assessoria de comunicação
6
Opção III (c)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação V (economia política)
6
Ética, direito e deontologia da comunicação
6
Semiótica da comunicação
6
Estágio I (relações públicas, publicidade e marketing)
6
Opção IV (d)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da Comunicação VI (cultura e ciência)
6
Constituição portuguesa e união europeia
6
Novos media, inovação e criatividade (blogs, twitter, facebook, youtube,…)
6
Estágio II (Jornalismo)
6
Projeto de graduação
6

COORDENAÇÃO DO CURSO

Professor Doutor Eduardo Paz Barroso

Professora Doutora Sandra Tuna

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso

Ao clicar no botão declara conhecer e concordar com os termos e condições.

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

1.ª FASE

CANDIDATURAS: 1 MAI.- 14 AGO. 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 17 AGO 2018
MATRÍCULAS: 20 AGO. – 7 SET. 2018

2.ª FASE (PARA VAGAS EVENTUALMENTE SOBRANTES)

CANDIDATURAS: 11 – 18 SET. 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 SET. 2018
MATRÍCULAS: 20 SET. – 26 SET. 2018

INÍCIO DO ANO LETIVO

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS E INÍCIO DO ANO LETIVO: SET 2018

VISITE O CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Venha conhecer a Universidade Fernando Pessoa pessoalmente, fale com professores, funcionários e alunos. Testemunhe a qualidade dos trabalhos realizados em anos anteriores. Visite as bibliotecas, laboratórios e refeitórios. Desfrute dos espaços verdes e, tire uma foto ao pé da estátua do nosso Patrono Fernando Pessoa.

Selecione uma data:
Selecione um horário:
Ponto de encontro: Balcão de informações, sita à Praça 9 de Abril, 349. 4249-004 Porto
Enviem-me atualizações sobre o curso, novidades e convites para eventos especiais da Universidade

Ao clicar no botão declara conhecer e concordar com os termos e condições.

SERVIÇOS E ESTRUTURAS DE APOIO

VIDA ACADÉMICA

  • Associação de Estudantes
  • Desporto Universitário
  • Núcleos de Estudantes
  • Tunas

SAÚDE

  • Academia de Saúde e Lazer (fitness, musculação e aulas de conjunto com acompanhamento profissional)
  • Clínicas Pedagógicas (Fisioterapia, Medicina Dentária e Terapia da Fala)
  • Gabinete de Psicologia
  • Hospital da Universidade Fernando Pessoa
    (acesso aos diferentes serviços em condições especiais)
  • Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública

ESTRUTURAS DE APOIO

  • Apoio na candidatura a bolsas de estudo da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES/DSAE)
  • Bares e Cantina
  • Bibliotecas e Salas de Estudo
  • Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais
  • Laboratórios Pedagógicos Equipados de Acordo com Padrões do Mercado de Trabalho
  • Plataforma de ensino à distância
  • Provedor do Estudante com a função de zelar pelo cumprimento das disposições regulamentares em vigor
  • Secretarias com atendimento personalizado
ANTIGOS ALUNOS

José Pinto, Antigo Aluno de Marketing e administrador da empresa Procalçado, é um dos principais responsáveis pelo grande sucesso da marca Lemon Jelly

(IMG. RETIRADA DA PÁG. PINTEREST / LEMON JELLY SHOES)

ANTIGOS ALUNOS

João Coutinho, Antigo Aluno de Publicidade e atual director criativo executivo da Young & Rubicam para a América do Norte, concebeu uma das 10 melhores campanhas de 2015, de acordo com a Adweek.

© STATES UNITED TO PREVENT GUN VIOLENCE

previous arrow
next arrow
Slider