CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Acreditação plena, por 6 anos, pela A3ES, em 31-03-2014 (PDF);

Provas de Ingresso (regime geral)
Filosofia, História e Inglês ou Português

No final do 1º Ciclo de Ciências da Comunicação os alunos estarão aptos ao exercício de uma actividade profissional em Jornalismo, Assessoria de Comunicação, Marketing, Publicidade e produção e realização audiovisual e multimédia, em empresas de media, produtoras, organismos do Estado, agências de comunicação, departamentos de comunicação, marketing e comercial de empresas em geral.

PORQUÊ ESCOLHER CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA UFP?

–––
Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

–––
Corpo docente altamente qualificado em termos académicos e profissionais.

–––
Aulas práticas que espelham a realidade do mercado de trabalho.

–––
Qualidade das instalações.

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, está apta a encontrar resposta para questões tão variadas como “Onde posso encontrar uma residência?” ou “Qual o metro que apanho para visitar o centro histórico do Porto?”.

Funcionários

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos funcionários são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

Grau: 1º Ciclo Licenciatura · Duração: 6 Semestres · ECTS: 180 ECTS

Conforme Registo R/B-AD-297/2006, DR 2ª série n.º 117, de 20 de junho de 2006; Despacho n.º 18077/2006, DR 2ª série n.º 171, de 05 de setembro de 2006; alteração com Despacho n.º 12238/2013, DR 2ª série n.º 185, de 25 de setembro.

UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação I (história e expansão da língua portuguesa)
6
Inglês I
6
Teoria e história da comunicação e do jornalismo
6
Comunicação e conteúdos para multimédia
6
Teoria e história das relações públicas, da publicidade e do marketing
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação II (notícia e crónica)
6
Inglês II
6
Grandes temas da história e do jornalismo (sécs. XVIII-XXI)
6
Comunicação digital e hipermédia
6
Opção I (a)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação III (entrevista e reportagem)
6
Escrita publicitária I
6
Estética da comunicação
6
Marketing: técnicas e estratégias
6
Opção II (b)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação IV (editorialismo e articulismo)
6
Escrita publicitária II
6
Design gráfico e comunicação na web
6
Relações públicas e assessoria de comunicação
6
Opção III (c)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da comunicação V (economia política)
6
Ética, direito e deontologia da comunicação
6
Semiótica da comunicação
6
Estágio I (relações públicas, publicidade e marketing)
6
Opção IV (d)
6
UNIDADES CURRICULARES
ECTS
Gramática da Comunicação VI (cultura e ciência)
6
Constituição portuguesa e união europeia
6
Novos media, inovação e criatividade (blogs, twitter, facebook, youtube,…)
6
Estágio II (Jornalismo)
6
Projeto de graduação
6

COORDENAÇÃO DO CURSO

Professor Doutor Eduardo Paz Barroso

Professora Doutora Sandra Tuna

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso

Ao clicar no botão declara conhecer e concordar com os termos e condições.

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

1.ª FASE

CANDIDATURAS: 3 ABR.- 11 AGO. 2017
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 17 AGO 2017
MATRÍCULAS: 17 AGO. – 11 SET. 2017

2.ª FASE (PARA VAGAS EVENTUALMENTE SOBRANTES)

CANDIDATURAS: 12 – 19 SET. 2017
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 SET. 2017
MATRÍCULAS: 21 – 25 SET. 2017

INÍCIO DO ANO LETIVO

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS E INÍCIO DO ANO LETIVO: 18 SET 2017

VISITE O CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Venha conhecer a Universidade Fernando Pessoa pessoalmente, fale com professores, funcionários e alunos. Testemunhe a qualidade dos trabalhos realizados em anos anteriores. Visite as bibliotecas, laboratórios e refeitórios. Desfrute dos espaços verdes e, tire uma foto ao pé da estátua do nosso Patrono Fernando Pessoa.

Selecione uma data:
Selecione um horário:
Ponto de encontro: Balcão de informações, sita à Praça 9 de Abril, 349. 4249-004 Porto
Enviem-me atualizações sobre o curso, novidades e convites para eventos especiais da Universidade

Ao clicar no botão declara conhecer e concordar com os termos e condições.

SERVIÇOS E ESTRUTURAS DE APOIO

VIDA ACADÉMICA

  • Associação de Estudantes
  • Desporto Universitário
  • Núcleos de Estudantes
  • Tunas

SAÚDE

  • Academia de Saúde e Lazer (fitness, musculação e aulas de conjunto com acompanhamento profissional)
  • Clínicas Pedagógicas (Fisioterapia, Medicina Dentária e Terapia da Fala)
  • Gabinete de Psicologia
  • Hospital da Universidade Fernando Pessoa
    (acesso aos diferentes serviços em condições especiais)
  • Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública

ESTRUTURAS DE APOIO

  • Apoio na candidatura a bolsas de estudo da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES/DSAE)
  • Bares e Cantina
  • Bibliotecas e Salas de Estudo
  • Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais
  • Laboratórios Pedagógicos Equipados de Acordo com Padrões do Mercado de Trabalho
  • Plataforma de ensino à distância
  • Provedor do Estudante com a função de zelar pelo cumprimento das disposições regulamentares em vigor
  • Secretarias com atendimento personalizado
ANTIGOS ALUNOS

José Pinto, Antigo Aluno de Marketing e administrador da empresa Procalçado, é um dos principais responsáveis pelo grande sucesso da marca Lemon Jelly

(IMG. RETIRADA DA PÁG. PINTEREST / LEMON JELLY SHOES)

ANTIGOS ALUNOS

João Coutinho, Antigo Aluno de Publicidade e atual director criativo executivo da Young & Rubicam para a América do Norte, concebeu uma das 10 melhores campanhas de 2015, de acordo com a Adweek.

© STATES UNITED TO PREVENT GUN VIOLENCE

Arrow
Arrow